Bolcheviques e Mencheviques: um resumo - Notícias Concursos

Bolcheviques e Mencheviques: um resumo

Confira as principais diferenças entre os dois grupos

Bolcheviques e Mencheviques: um resumo sobre os dois grupos

Os termos “bolcheviques” e “mencheviques” são usados para definir os dois grupos que integram o Partido Operário Social Democrata Russo às vésperas da eclosão da Revolução Russa.

Questões sobre os dois grupos são muito comuns, principalmente dentro de provas de vestibulares e do ENEM.

Dessa forma, para que você consiga se preparar, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre os bolcheviques e os mencheviques.

Bolcheviques e Mencheviques: definição

Como mencionado, os termos “bolcheviques” e “mencheviques” são usados para denominar os dois grupos que integravam o Partido Operário Social-Democrata da Rússia, a partir do momento em que esse foi dividido no ano de 1903.

Bolcheviques e Mencheviques: características

As duas palavras são russas. “Bolcheviques” significa “maioria” e “mencheviques”, por sua vez, “minoria”, representando a situação de cada grupo dentro do Partido.

A situação vivida pelos russos foi o palco para o aparecimento de personagens importantes no processo revolucionário. É nesse contexto que ocorre a criação de organizações políticas que davam visibilidade à população mais pobre. Dentre esses grupos, podemos citar o Partido Operário Social Democrata Russo.

Bolcheviques e Mencheviques: diferenças

Os bolcheviques eram liderados Vladimir Lenin e os mencheviques, por Yuli Martov. O rompimento dentro do partido aconteceu devido à divergência de ideias entre os dois líderes e os integrantes dos dois grupos.

Lenin e Martov possuíam posições contrárias em relação a diversos assuntos. Lenin afirmava que os camponeses deviam se unir aos operários, uma vez que os dois grupos sofriam abusos tanto da burguesia e do regime czarista de Nicolau II, da dinastia Romanov. O principal objetivo da união dos dois grupos deveria ser, segundo Lenin, a criação de uma ditadura do proletariado. 

Martov, por sua vez, pregava que o partido deveria ser aberto a todos que quisessem lutar pelos ideias da revolução. Ele também acreditava que o processo de implementação do socialismo teria sucesso somente os operários se unissem aos burgueses para desenvolver o capitalismo na Rússia e, somente depois disso, avançar para outro sistema.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?