Pesquisas anteriores apontam que muitos brasileiros tinham expectativa maiores para Black Friday em anos anteriores, seja para comprar um eletrodoméstico ou eletrônico, se presentear ou até dar aquele presente para uma pessoa especial. Neste ano, porém, se as pesquisas estiverem certas, a perspectiva para o comércio não é nada positiva.
Será que as promoções ficarão com estoques sobrando neste ano? Ainda não se sabe. Mas recente pesquisa do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar), revelou que o brasileiro deve gastar menos ainda que o ano passado – ano que a pandemia já estava instalada no país e sem a vacinação iniciada.
Dos 28 grupos de produtos pesquisados, apenas um (jogos eletrônicos) revelou alguma intenção de aumento. Veja abaixo os itens que a intenção de compra aumentou:
- Nintendo Switch (25,7%);
- Bicicletas (18,1%);
- Fones de ouvidos (20%);
- Consoles de vídeo-game (0,8%);
- Calçados (0,5%).
Veja também outros itens com perspectiva de queda de compra, em relação ao ano passado:
- PS4 (-46,2%);
- Xbox 360º (-45,7%);
- Home Theater (-45,5%);
- Impressoras (-31,2%);
- Chuteiras (-16,2%);
- Camisas de times de futebol (-17,1%).
O diagnóstico deste cenário diz muito também sobre a economia do Brasil e o poder do compra dos brasileiros. “Sem o mesmo incentivo financeiro que ocorreu no ano passado, inflação de dois dígitos, deterioração do poder real de compra do consumidor e, considerando que muitos produtos comprados em um dado ano só serão recomprados depois de um longo período, 2021 dificilmente poderia quebrar recordes”, avaliou o economista e presidente do Ibevar, Claudio Felisoni de Angelo, em entrevista para Agência Brasil.
O que é a Black Friday?
A Black Friday acontece sempre na 4ª sexta-feira do mês de novembro – e é baseada no feriado de Ação de Graças (Thanksgiving, em inglês).
Isso porque nesta época o feriado marca uma série de reuniões familiares e reuniões, desta forma o comércio aproveitou a data para aumentar as vendas, tal como já acontece com o Natal, com a criação do Papai Noel.
Os preços na Black Friday podem enganar, por isso, é importante comparar preços antes da promoção e ver se de fato estão menores. Muitos comércios fazem falsas promoções ou diminuem o preço de maneira insignificativa. Porém há de fato promoções boas, se você tem interesse em algum item, é importante ficar de olho e comparar preços.
Acompanhe também nossas notícias de economia clicando aqui e fique por dentro de tudo sobre este e outros assuntos.