Black Friday: confira dicas para não cair em um golpe na internet

Com a aproximação da black friday, confira dicas de especialistas para não cair em golpes e evite dores de cabeça neste final do ano

A Black Friday está chegando e com ela não há dúvidas de que lojas de todo o país poderão oferecer uma série de promoções realmente vantajosas para os consumidores. Contudo, especialistas também acreditam que os próximos dias serão férteis para a atuação de criminosos que atuarão na indicação de fraudes na internet.

Abaixo, listamos uma série de dicas que podem ser importantes para que o cidadão não caia em um destes golpes e acabe tendo dor de cabeça neste final de ano. Especialistas afirmam que não é possível se livrar completamente do perigo de sofrer um golpe, mas é possível evitar que situações como esta aconteçam.

Dicas para evitar golpes

  • Atenção ao site

Um dos pontos de maior atenção é a questão do site em que você está comprando determinado produto. Neste período, é provável que alguns criminosos já estejam trabalhando na produção de sites bem semelhantes aos oficiais. Uma dica é confirmar se o determinado site é realmente o oficial.

  • Desconfie dos preços

Outra dica importante é desconfiar das promoções muito boas. É verdade que a black friday costuma ser um período de promoções, mas é importante desconfiar dos valores baixos para produtos que normalmente são muito caros.

  • Evitar links

Também é importante que o cidadão evite clicar em links enviados por redes sociais como WhatsApp, por exemplo. O ideal mesmo é que o cidadão visite diretamente o site da loja em que ele deseja comprar algum produto. O link enviado não necessariamente é um golpe, mas normalmente os golpistas atuam desta maneira.

  • Abuse do Reclame Aqui

Uma dica importante é comprar os seus produtos em sites de empresas que já são renomadas dentro do mercado. De todo modo, caso o seu produto só esteja disponível em uma loja desconhecida do grande público, não hesite em consultar a reputação no site do Reclame Aqui. Neste canal, outros clientes dão as suas impressões sobre aquela determinada empresa.

  • Evite compras por redes sociais

Uma das práticas mais comuns nos últimos anos, é a aparição de propagandas com promoções de produtos no feed de redes sociais como Instagram, Facebook e Twitter. Caso tenha interesse em alguma destas promoções, a dica é ir ao site oficial para saber se ela existe mesmo.

  • Guarde todos os comprovantes

Fez alguma compra? É importante guardar todos os comprovantes para evitar passar por problemas depois da efetivação da compra do produto. Esta é uma dica que vale não apenas para evitar cair em golpes, mas também para resolver possíveis pendências que possam surgir depois deste período.

Procon de olho na Black Friday

O Procon já está atento ao que vai acontecer durante a Black Friday neste ano. Segundo as informações oficiais, a organização lançou um site para apontar as lojas suspeitas que os consumidores precisam evitar para que não tenham problemas.

A lista em questão é extensa e conta com centenas de sites. Para consultar todos os nomes, basta clicar neste link. A consulta também pode ser uma boa dica para as pessoas que desejam fazer uma compra durante esta Black Friday.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.