Bitcoin: invista com segurança

Saiba como aplicar nas criptomoedas correndo menos riscos

Um grande destaque foi atribuído para as chamadas criptomoedas nos últimos tempos. Com isso, diversas pessoas começaram a pensar no bitcoin. A consequência desse “boom” foi um aumento considerável na quantidade dos investidores brasileiros. Portanto, o Notícias Concursos, na matéria dessa segunda-feira (13) mostrará como investir com uma maior segurança.

O que é bitcoin?

Entende-se por bitcoin a moeda virtual intangível e independente que vem se popularizando cada vez mais. A diferença dessa criptomoeda para a moeda comum, tal como o real, é que não existe nenhum “dono” para ela.

Ou seja, são moedas descentralizadas, pois, não existe banco central, instituição financeira ou governo para atuar em sua manutenção. No caso do real, quem intervém é o Banco Central.

Assim, leia: Economia: a harmonização do tratamento de desoneração do AFRMM

Dessa forma, ele pode afetar seu valor através da emissão maciça do dinheiro ou das taxas dos juros. Diferentemente acontece com a bitcoin. Ademais, os criadores da criptomoeda estabeleceram limites para as moedas em circulação. Portanto, quando chegar a 21 milhões no ano de 2030, não terá mais.

Quem controla a moeda virtual são os usuários. Eles validam todas as operações por meio das permutas (P2P), sem a intervenção de instituições ou do governo. Na verdade, é a estrutura em si que torna inviável a manipulação do seu valor. Para efetuar quaisquer alterações, é preciso que todas as comunidades de usuários aprovem.

Bitcoin: invista com segurança
Bitcoin: invista com segurança – Canva Pro

Como investir com segurança

Por mais incrível que pareça, as aplicações em criptomoedas superaram as contas na Bovespa, nossa bolsa de valores em São Paulo. Por isso é que tem tantas pessoas fora desse mercado, mas que estão ansiosas para entrar e aprender como investir em bitcoin.

Então, veja: Economia: drawback para exportações é prorrogado por mais um ano

1.Como aplicar em bitcoin equilibrando os investimentos

Não tem como aplicar em bitcoin observando as valorizações acumuladas dos últimos anos. Isso seria extremamente tentador. Sobretudo considerando que a moeda acaba se valorizando 20% somente em 24 horas.

O maior inimigo do mercado é o próprio investidor. Deve-se controlar as emoções, não aplicando mais do que se está disposto a dispensar, uma vez que bitcoins são voláteis. Em um dia se valorizam 20%, mas no outro perdem 50%. Os investimentos são de alto risco justamente por isso.

O ideal é investir parte do capital pelo retorno elevado. Inicialmente um pequeno aporte deve ser feito, buscando adaptação ao dinamismo e realidade do mercado.

2.Ter cuidado com promessas mágicas

Quem quer saber como aplicar em bitcoin deve ficar atento às promessas mágicas de enriquecimento antes de tudo. Esse é um fator essencial para não se perder no mundo das criptomoedas: precaução.

3.Como aplicar em bitcoin em um local seguro

Para adquirir bitcoins, recorra sempre aos locais seguros. Existem duas formas principais de comprá-los:

  • De uma outra pessoa diretamente (P2P);
  • Por intermédio de corretoras de criptomoedas.

Caso o funcionamento do sistema P2P não seja familiar, o mais aconselhável é recorrer à corretora. Entretanto, deve-se escolher uma empresa confiável para a negociação. Para isso, é preciso observar alguns quesitos como reputação, tempo em que está no mercado e transparência.

4.Manter a segurança

Após comprar as frações do bitcoin, a próxima preocupação é a segurança do dinheiro. Deve-se deixar as criptomoedas nas Exchanges (corretoras) apenas nas operações de compra/venda (trade). Do contrário, é fundamental ter a carteira para deixar os bitcoins.

Então, agora, sabendo investir no bitcoin, basta aproveitar o potencial que tem a nova economia descentralizada. Esse pode ser um dos investimentos mais rentáveis do mercado financeiro atual.

Dessa forma, confira: Nubank: Saiba como antecipar a liberação do limite de seu cartão de crédito

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.