Biologia: 4 tipos de reprodução para estudar

Um dos requisitos para todos os seres vivos é a reprodução. Para continuar a espécie e transmitir características genéticas de uma geração para a outra, as espécies devem se reproduzir. Sem reprodução, uma espécie pode se extinguir.

A reprodução pode acontecer de duas maneiras principais: reprodução assexuada, que requer apenas um dos pais, e reprodução sexuada, que precisa de gametas, ou células sexuais, de um macho e uma fêmea feita pelo processo de meiose. Ambos têm vantagens e desvantagens, mas em termos de evolução, a reprodução sexuada parece uma aposta melhor.

Tipos de reprodução

A reprodução sexual envolve a união da genética de dois pais e, com sorte, a produção de uma prole mais “adequada”, que pode resistir a mudanças no ambiente, se necessário. A seleção natural decide quais adaptações são favoráveis e esses genes são passados para a próxima geração.

Autogamia

O prefixo “auto” significa “self”. Um indivíduo que pode se submeter à autogamia pode se fertilizar. Conhecidos como hermafroditas, esses indivíduos têm partes reprodutivas masculinas e femininas em pleno funcionamento, necessárias para fazer os gametas masculino e feminino para aquele indivíduo. Eles não precisam de um parceiro para se reproduzir, mas alguns podem ser capazes de se reproduzir com um parceiro, se surgir a oportunidade.

Como os dois gametas vêm do mesmo indivíduo em autogamia, a mistura da genética em outros tipos de reprodução sexual não acontece. Todos os genes vêm do mesmo indivíduo, então a prole apresentará características desse indivíduo. No entanto, eles não são considerados clones porque a combinação dos dois gametas dá à prole uma composição genética ligeiramente diferente da dos pais.

Os organismos que podem sofrer autogamia incluem a maioria das plantas e minhocas.

Alogamia

Na alogamia, o gameta feminino (geralmente chamado de ovo ou óvulo) vem de um indivíduo e o gameta masculino (geralmente chamado de espermatozoide) vem de outro indivíduo. Os gametas se fundem durante a fertilização para criar o zigoto.

O óvulo e o esperma são células haploides, o que significa que cada um tem metade do número de cromossomos encontrados em uma célula do corpo, que é chamada de célula diploide. O zigoto é diploide porque é uma fusão de dois haploides. O zigoto pode então sofrer mitose e, eventualmente, formar um indivíduo em pleno funcionamento.

A alogamia é uma verdadeira mistura da genética da mãe e do pai. Uma vez que a mãe e o pai fornecem, cada um, apenas metade dos cromossomos, a prole é geneticamente única em relação a qualquer um dos pais e até mesmo a seus irmãos. Essa unificação de gametas por meio da alogamia garante diferentes adaptações para a seleção natural funcionar. Com o tempo, a espécie irá evoluir.

Fertilização interna

A fertilização interna ocorre quando o gameta masculino e o feminino se fundem para se submeter à fertilização enquanto o óvulo ainda está dentro da fêmea. Isso geralmente requer que algum tipo de relação sexual aconteça entre um homem e uma mulher. O esperma é depositado no sistema reprodutor feminino e o zigoto forma-se dentro da mulher.

O que acontece a seguir depende da espécie. Algumas espécies, como pássaros e alguns lagartos, colocam o ovo e o mantêm incubado até a eclosão. Outros, como os mamíferos, carregam o óvulo fertilizado dentro do corpo feminino até que seja viável para o nascimento.

Fertilização externa

Como o nome indica, a fertilização externa ocorre quando os gametas masculino e feminino se fundem fora do corpo. A maioria das espécies que vivem na água e muitos tipos de plantas passam por fertilização externa.

A fêmea geralmente põe muitos óvulos na água e um macho borrifa esperma por cima dos óvulos para fertilizá-los. Normalmente, os pais não incubam os ovos fertilizados ou cuidam deles, então os novos zigotos devem se defender sozinhos.

A fertilização externa geralmente é encontrada apenas na água porque os ovos fertilizados precisam ser mantidos úmidos para que não sequem, o que lhes dá uma chance melhor de sobrevivência. Esperançosamente, eles eclodirão e se tornarão adultos prósperos que eventualmente passarão seus genes para seus próprios filhos.

E então, o que achou de conhecer mais sobre o conteúdo?

Leia também – Biologia: Filmes para quem ama essa matéria

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.