A biologia celular é a especialidade da biologia que estuda a unidade básica da vida, a célula. Ele lida com todos os aspectos da célula, incluindo anatomia celular, divisão celular (mitose e meiose) e processos celulares, incluindo respiração celular e morte celular.
A biologia celular não é uma disciplina isolada, entretanto, está intimamente relacionada a outras áreas da biologia, como genética, biologia molecular e bioquímica.
Entenda mais sobre essa matéria para incrementar os seus estudos.
Principais características
- Como o próprio nome indica, a biologia celular lida com o estudo da célula, a unidade básica da vida.
- Existem dois tipos de células: células procarióticas e eucarióticas. Os procariontes não têm um núcleo definido, enquanto os eucariotos têm.
- A invenção do microscópio foi fundamental para a capacidade dos cientistas de estudar células de maneira adequada.
- Vários planos de carreira, como um pesquisador clínico, um médico ou um farmacologista, estão abertos para aqueles que estudaram biologia celular.
- Muitos desenvolvimentos importantes ocorreram na biologia celular. Desde a descrição de Hooke de uma célula de cortiça em 1655 até os avanços das células-tronco pluripotentes induzidas, a biologia celular continua a fascinar os cientistas.
- Com base em um dos princípios básicos da biologia , a teoria celular , o estudo das células não teria sido possível sem a invenção do microscópio . Com os microscópios avançados de hoje, como o Microscópio Eletrônico de Varredura e o Microscópio Eletrônico de Transmissão, os biólogos celulares são capazes de obter imagens detalhadas das menores estruturas celulares e organelas .
O que são células?
Todos os organismos vivos são compostos de células . Alguns organismos são compostos de células que chegam a trilhões. Existem dois tipos principais de células: células eucarióticas e procarióticas. As células eucarióticas têm um núcleo definido, enquanto o núcleo procariótico não está definido ou contido dentro de uma membrana.
Embora todos os organismos sejam compostos de células, essas células diferem entre os organismos. Algumas dessas características diferentes incluem estrutura celular, tamanho, forma e conteúdo de organela.
Por exemplo, células animais , células bacterianas e células de plantas têm semelhanças, mas também são visivelmente diferentes. As células têm diferentes métodos de reprodução. Alguns desses métodos incluem: fissão binária, mitose e meiose. As células abrigam um material genético (DNA) do organismo, que fornece instruções para toda a atividade celular.
Por que as células se movem?
O movimento celular é necessário para que várias funções celulares ocorram. Algumas dessas funções incluem divisão celular, determinação da forma celular, combate a agentes infecciosos e reparo de tecidos . O movimento celular interno é necessário para transportar substâncias para dentro e para fora de uma célula, bem como para mover organelas durante a divisão celular.
Eventos marcantes da área de Biologia Celular
Houve vários eventos significativos ao longo da história que levaram ao desenvolvimento do campo da biologia celular como ele existe hoje. Abaixo estão alguns desses eventos principais:
1655 – Robert Hooke dá a primeira descrição de uma célula de cortiça.
1674 – Leeuwenhoek vê protozoários.
1683 – Leeuwenhoek vê bactérias .
1831 – Robert Brown foi o primeiro a identificar o núcleo como um componente importante da célula .
1838 – Schleiden e Schwann introduzem o que se tornaria a Teoria da Célula .
1857 – Kolliker descreve mitocôndrias .
1869 – Miescher isola o DNA pela primeira vez.
1882 – Kock identifica bactérias.
1898 – Golgi descobre o aparelho de Golgi .
1931 – Ruska constrói o primeiro microscópio eletrônico de transmissão.
1953 – Watson e Crick propõem a estrutura da dupla hélice do DNA .
1965 – É produzido o primeiro microscópio eletrônico de varredura comercial.
1997 – Primeira ovelha clonada .
1998 – Ratos clonados.
2003 – Concluído o esboço da sequência de DNA do genoma humano.
2006 – Células da pele de camundongos adultos reprogramadas em células- tronco pluripotentes induzidas (iPS).
2010 – Neurônios , músculo cardíaco e células sanguíneas criados diretamente a partir de células adultas reprogramadas.