Os benefícios da leitura para o cérebro podem ser percebidos até mesmo por pessoas que não possuem o hábito de ler todos os dias.
Isso porque esta atividade é um exercício extraordinário, tanto para a nossa mente, quanto para o cérebro propriamente dito.
Para que você possa compreender todas as vantagens da leitura, fizemos uma lista logo abaixo. Acompanhe.
Quais são os benefícios da leitura para o cérebro?
Os benefícios da leitura para o cérebro envolvem qualquer tipo de gênero e estilo de texto. Ou seja, não importa se você ama ler romances, suspensas, livros de autoajuda ou conteúdos que desenvolvam o seu conhecimento: todos eles trazem vantagens para as suas sinapses e seus neurônios.
Conheça agora todos os benefícios de incluir 15 minutos de leitura em sua rotina:
1- Estimula a sua criatividade
Enquanto lemos, o nosso cérebro trabalha para “desenhar” determinada situação, cenário, personagens acontecimentos e diálogos.
Embora haja a descrição do escritor, a percepção dos detalhes sempre acontecerá de forma única por cada pessoa. Por isso, a atividade de leitura tem o poder de estimular a sua criatividade.
Você abre a mente para novos enredos e roteiros, ativando neurônios e proporcionando sinapses que melhoram o seu raciocínio e sua capacidade de criar algo novo.
2- Desenvolve a empatia
Ao ler algo, estamos nos colocando no lugar da pessoa que escreveu determinada história. Ou seja, passamos a enxergar um acontecimento a partir do ponto de vista de outro sujeito, o que faz com que tenhamos novas perspectivas sobre um determinado assunto.
Isso costuma ser ainda mais fortalecido quando o livro ou o conto traz a perspectiva de cada personagem, um de cada vez. Assim, aprendemos a reconhecer as diferenças e a perceber a vida pelos olhos dos outros.
3- Auxilia na concentração e produtividade
Ler é essencialmente um exercício de concentração. Afinal, é impossível absorver o conhecimento e interpretar as frases se não estivermos prestando atenção no que está sendo lido.
Por isso, quanto mais temos lemos, melhor fica a nossa concentração. E quanto mais concentração e foco, maior é a nossa produtividade em atividades diárias.
4- Melhora a comunicação
Quanto mais lemos, mais palavras aprendemos. Além disso, expressões e formas de expressar pensamentos também são aprendidas a cada leitura.
Por isso, nossa comunicação – tanto escrita, quanto verbal – se expande, e nosso vocabulário melhora o nosso desenvolvimento cognitivo e consequentemente cerebral.
5- Afasta as tensões momentâneas
O estresse está presente na vida de praticamente qualquer pessoa adulta. Ele surge quando as tensões momentâneas no sobrecarregam.
Em contrapartida, um dos benefícios da leitura para o cérebro é que o foco no que está escrito pode afastar o estresse, mesmo que seja de maneira provisória. Isso cria uma atmosfera de maior relaxamento e pode até auxiliar nas tomadas de decisão mais tarde.
6- Protege o cérebro de doenças neurodegenerativas
A leitura é capaz de melhorar o funcionamento cerebral como um todo, estimulando os nossos neurônios, nossa memória, concentração e até a nossa produtividade.
Tudo isso é capaz de afastar o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, atrasando os sintomas de demência e Alzheimer, por exemplo.
Quanto mais lemos, mais exercitamos o nosso cérebro e assim diminuímos as chances de desenvolver doenças cerebrais.
7- Melhora o senso crítico
Por fim, um dos benefícios da leitura para o cérebro é que nossa capacidade crítica diante das situações pode ser melhorada. Passamos a ter uma visão mais ampla do que acontece em nossa volta, e com isso tomamos decisões mais assertivas e lógicas.
Ler é um exercício simples e prazeroso, que pode nos auxiliar em nosso desenvolvimento cognitivo e neurológico. Pratique esta atividade de modo mais recorrente e observe os resultados!