Barroco: um resumo sobre o movimento - Notícias Concursos

Barroco: um resumo sobre o movimento

O Barroco foi um movimento artístico e literário de muita importância

Barroco: um resumo para te ajudar nas suas provas

O Barroco foi um movimento artístico e literário de muita importância que foi desenvolvido tanto na Europa como no Brasil.

O tema é abordado com frequência por questões de literatura, principalmente nos vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Dessa forma, para te ajudar, o artigo de hoje separou um resumo completo com aquilo que você precisa saber sobre o Barroco. Vamos conferir!

Barroco: introdução

Estilo predominante da Europa do século XVII, o barroco estava presente em diversas manifestações artísticas, como a arquitetura, pintura e literatura. Assim, os costumes e valores sociais da época também foram chamados de barroco.

O surgimento ocorreu depois do Renascimento e foi marcado pelas extravagâncias dos nobres que se beneficiaram com a colonização dos continentes americano e africano.

As principais características do movimento são a arte rebuscada e exagerada, valorização dos detalhes, dualismo, contradições, obscuridade, complexidade, sensualismo, cultismo e conceptismo.

Barroco: diferentes expressões no mundo

O berço do Barroco foi a Itália, em que autores se destacaram e influenciaram outros artistas pelo mundo. Os grandes nomes do Barroco italiano foram: Caravaggio, Bernini, Borromini e Andrea Pozzo.

Na Espanha, o movimento foi marcado como centro dos poetas, se destacando Quevedo, Cervantes, Lope de Vega, Calderón, Tirso de Molina, Gracián e Mateo Alemán, além de Diego Velázquez na pintura.

Em Portugal, o grande nome do Barroco foi Padre Antônio Vieira, mesmo ele tendo passado grande parte de sua vida no Brasil. Sua principal obra é “Os Sermões”.

Barroco: no Brasil

Diferente do restante do mundo, o movimento chegou em solo brasileiro de maneira principal na arquitetura, pintura e escultura. Em um primeiro momento se destaca o barroco baiano, que fazia suas obras de maneira suntuosa.

No século XVIII o movimento chegou em Minas Gerais e teve como principal nome Aleijadinho, que construiu uma extensa produção espalhadas pelas Igrejas de cidades mineiras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?