Bancos retornaram os atendimentos nesta quarta-feira (2), após o feriado de carnaval. Os atendimentos ao público tiveram início a partir das 12h e encerraram no horário normal, às 15h da tarde. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febranban), nas cidades onde as agências fecham às 15h, o início dos atendimentos foi antecipado, com o objetivo de garantir ao menos 3 horas de funcionamento.
A Febraban recomenda a todos os cidadãos que utilizam serviços bancários, que usem os canais digitais e aplicativos dos bancos quando não houver expediente bancário nas agências. Atualmente é possível realizar transferências e pagar contas sem sair de casa.
“Mesmo durante feriados, os canais digitais e caixas eletrônicos estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário”, pontua o diretor-adjunto de Serviços da FEBRABAN, Walter Tadeu de Faria.
É importante lembrar que as agências bancárias não funcionam em feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou federais. Sendo assim, contas que vencerem nessas datas são agendadas para o próximo dia útil. Desta forma, contas de consumo como água, energia, telefone e demais boletos com vencimento entre os dias 28 de fevereiro e 1º de março não terão o acréscimo de juros, desde que tenham sido pagos até hoje (2).
O sistema de pagamentos do Banco Central
Outra forma de realizar pagamentos e fazer transferências sem precisar ir até uma agência bancária, é utilizando o PIX, sistema de pagamentos instantâneo do Banco Central do Brasil. O PIX garante que os usuários façam transações bancárias totalmente gratuitas e em poucos segundos. Esse método de pagamento foi aderido por grande parte da população brasileira.
O PIX é um meio de pagamento disponível para todas as pessoas e empresas que possuam uma conta corrente, conta poupança ou uma conta de pagamento pré-paga, Atualmente, mais de 700 instituições participam do sistema de pagamentos instantâneos gerido pelo BC.
Para receber transferências via PIX é necessário cadastrar uma chave, que pode ser o número do CPF/CNPJ, endereço de e-mail, número do telefone celular ou uma chave aleatória enviada pelo Banco Central, onde é possível também gerar um QR Code. Pessoas físicas podem ter cinco chaves para cada conta, já a pessoa jurídica pode ter 20 chaves para cada conta.
Benefício do INSS
Nesta quarta-feira (02), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também retoma o pagamento dos benefícios para todos os segurados que recebem até um salário mínimo. De acordo com o calendário, devem receber os recursos hoje os beneficiários que tem como 6 o penúltimo número do benefício. Já os cidadãos que recebem acima de um salário mínimo, o pagamento do benefício deve se iniciar no dia 3 de março e será concluído no dia 9 de março de 2022.
Os beneficiários do INSS que já estão com os recursos liberados, podem realizar o saque indo até o banco. Vale destacar que para sacar o dinheiro será preciso apresentar um documento de identificação oficial com foto. Em algumas situações também é possível sacar em caixas eletrônicos e Casas Lotéricas.