Banco24Horas usa 5G para realizar videoconferências em Libras e atender deficientes auditivos

Tecnologia amplia qualidade da imagem, conexão sem interrupções e contato ágil, melhorando a experiência dos usuários

A TecBan, empresa que gerencia os caixas eletrônicos (ATMs) da rede Banco24Horas, está usando o 5G para testar uma nova forma de atendimento remoto nos ATMs. A partir de um tablet instalado ao lado do caixa, a ideia é permitir que pessoas com deficiência auditiva possam entrar em contato com um atendente e se comunicar por Libras (Língua Brasileira de Sinais), permitindo a resolução de problemas bancários ou até a realização de mais serviços financeiros.

LEIA MAIS: 5G: a tecnologia na evolução da internet das coisas

O teste está sendo feito um dos escritórios da TecBan, no Alphaville de Barueri (SP). No prédio em que o escritório está localizado, há um caixa do Banco24Horas compatível com o 5G, implementado desde maio de 2021, utilizando o 5G da Claro e em parceria com a Embratel e a Ericsson. As empresas conseguiram o uso experimental da faixa 3,5 GHz com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) com o objetivo de implementar inovações. 

Com o novo projeto de videoconferência, o caixa eletrônico inicia sua fase dois de funcionamento com a nova tecnologia. O tablet é equipado com câmera HD com alta resolução, para garantir qualidade de imagem. O uso do 5G também visa a melhor comunicação, já que a tecnologia garante maior estabilidade de conexão. 

Um piloto interno foi realizado nos meses de maio e junho de 2022. Desde então, a equipe de atendimento da TecBan, focada no Banco24Horas, passa por treinamento de melhores práticas para a utilização da ferramenta. 

Como funciona 

Banco24Horas 5G
Totem conta com tablet com câmera HD e conectado ao 5G (foto: divulgação TecBan).

Para utilizar o atendimento via vídeo, basta seguir um passo-a-passo simples e intuitivo: na tela inicial, há um espaço para inserir o nome do cliente que realizará a chamada e um quadrado de para assinalar o aceite dos termos de atendimento – necessário para entrar em conformidade com a da Lei de Proteção Geral de Dados (LGPD). 

Em seguida, será realizado um teste de velocidade de internet, que ao ser concluído, apresentará uma tela confirmando a experiência em 5G e, automaticamente, o atendimento será iniciado. Quando a videochamada é encerrada, o aplicativo inicia uma pesquisa de satisfação para coleta de dados sobre a experiência.  

A TecBan acredita que esse caso de uso da videoconferência traz evidente melhora no atendimento ao cliente e tem tudo para ser um projeto escalado para toda a rede do Banco24Horas. 

Dados do IBGE, de 2020, apontam que o Brasil tem mais de 10 milhões de pessoas surdas. Com o uso da videoconferência por 5G, a expectativa é que seja possível trazer mais inclusão financeira para os brasileiros. Isso porque a videoconferência pode ajudar mais do que os deficientes auditivos, podendo atender analfabetos e outras pessoas que sentem dificuldade para lidar com aplicativos e smartphones. 

Mais inovação para caixas eletrônicos 

A experimentação é fruto de um projeto do TechLab, laboratório de tecnologia da TecBan formado por um time multidisciplinar. Esse setor da empresa é dedicado a desenvolver tendências e inovações para os caixas eletrônicos. Entre os projetos já desenvolvidos pela equipe, estão o monitoramento dos ATMs com imagens de alta definição para o time de segurança e a entrega gratuita de internet via rede Wi-Fi de alta velocidade para os clientes. 

Para realizar esses projetos, o TechLab instala um roteador dentro do caixa eletrônico para que ele converta a rede 5G em Wi-Fi, entregando uma conexão de qualidade sem precisar usar cabos. 

O TechLab está também estudando e desenvolvendo as próximas fases do Banco24Horas 5G. Segundo a TecBan, um próximo passo será a realização dos testes com as chamadas de vídeo 5G a partir de um aplicativo que poderá ser utilizado em smartphones. 

Para o futuro, além da implementação do recurso para o uso do público, há ainda outras possibilidades de desdobramentos e melhorias. Uma ideia está em permitir que a chamada por vídeo em um caixa eletrônico possa ser realizada para um atendimento mais personalizado, seja de uma gerência ou de uma central das mais de 150 instituições que já utilizam o Banco24Horas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.