Banco Central: termos utilizados no mercado financeiro e econômico
Confira alguns termos utilizados no mercado financeiro e nos relatórios oficiais do Banco Central do Brasil. Saiba mais!
Conforme informações do Banco Central do Brasil (BCB), as definições têm o objetivo exclusivo de contribuir para a compreensão geral dos termos e conceitos econômicos.
Banco Central: termos utilizados no mercado financeiro e econômico
Tais termos e conceitos são descritos nos relatórios oficiais do Banco Central do Brasil (BCB) e são comumente utilizados no mercado financeiro e econômico.
Agências de classificação de risco
São agências, usualmente privadas, que classificam o risco de crédito de instituições, países e ativos.
Agências governamentais
De acordo com o Banco Central do Brasil (BCB), são agências patrocinadas por governos com objetivo de fomentar áreas estratégicas da economia, como construção, educação etc.
Benchmark
É uma carteira de referência que, usualmente, é utilizada como representação da escolha de risco e retorno do investidor.
CRB
Commodity Research Bureau. Índice de preço de commodities calculado diariamente pela empresa Refinitiv/CoreCommodity.
Default
Situação técnica em que o devedor não cumpre uma obrigação contratual.
ETF (Exchange Traded Funds)
Fundos de índices comercializados como ações em bolsas de valores. Os índices podem ser compostos tanto por ativos de renda fixa (exemplo: MBS) quanto de renda variável.
Gerência ativa
Forma de gerência financeira na qual se tenta antecipar movimentos de mercado, variações de liquidez e outros fatores dinâmicos, com o objetivo de se obter melhor retorno ajustado ao risco em relação à carteira de referência (benchmark).
MBS (Mortgage-backed Securities)
Títulos de renda fixa garantidos por coleções de hipotecas ou empréstimos imobiliários.
Money market
Segmento do mercado financeiro composto por ativos de curto prazo (até um ano) e geralmente de grande liquidez, como commercial papers, certificados de depósitos negociáveis (CDs), treasury bills, acordos de recompra (repos) etc.
Ponto base (p.b.)
Um ponto base corresponde a 0,01 ponto percentual.
Rating
Nota dada por uma agência de classificação de risco que expressa o risco de crédito de instituições, países ou ativos.
Spread
Diferença de preço entre as cotações de compra e venda ou entre cotações de dois ativos diferentes.
Supranacionais
Papéis emitidos por organismos multilaterais, como o FMI, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Bank for International Settlements (BIS), o Banco Mundial (Bird) etc.
Swift
Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunications. É um sistema mundial de telecomunicações cujo principal objetivo é prestar serviço de mensageria, o que possibilita ao Banco Central do Brasil (BCB) liquidar operações com as reservas internacionais.
Treasuries/T-bills
Papéis emitidos pelo Tesouro norte-americano. Treasury bills (T-bills) são emitidas com prazo de até um ano e não pagam cupom. As demais treasuries (bonds e notes) são emitidas com prazo superior a um ano e pagam cupom.
Valor em Risco
Valor estimado da perda de um investimento em determinado prazo com um dado nível de confiança.
VIX
Chicago Board Options Exchange Market Volatility Index (VIX) ou índice de volatilidade implícita, extraída de opção de compra de índice.
Volatilidade
Grau de variabilidade dos preços ou dos retornos de ativos, de acordo com informações do Banco Central do Brasil (BCB).