Conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), confira a estimativa mensal da renda nacional disponível bruta das famílias, sendo a análise da Massa Salarial Ampliada Disponível (MSAD).
Banco Central do Brasil (BCB) divulga substituição da análise MSAD pela RNDBF
Conforme informações oficiais, o Banco Central do Brasil (BCB) divulga mensalmente a estimativa da massa salarial ampliada disponível; uma medida de renda que considera, além da massa de rendimentos do trabalho, outros rendimentos recebidos pela população; como benefícios previdenciários e de proteção social e rendimentos financeiros.
Massa Salarial Ampliada Disponível (MSAD)
Dessa forma, essa medida de renda, em frequência e tempestividade maiores que as dos dados oficiais, é importante para o acompanhamento da conjuntura econômica. Visto que vários fatores impactam na economia, de forma direta ou indireta.
A comparação da MSAD com dados anuais das Contas Nacionais mostra que a MSAD subestima o volume de recursos
Todavia, a comparação da MSAD com dados anuais das Contas Nacionais mostra que a MSAD subestima o volume de recursos disponíveis para as famílias, informa o Banco Central do Brasil (BCB).
Sendo assim, essa limitação dificulta a inclusão na MSAD de recursos recebidos extraordinariamente e a avaliação de seus impactos na renda das famílias e distorce medidas relativas derivadas, como os níveis de endividamento e de comprometimento de renda com o pagamento de dívidas.
Renda Nacional Disponível Bruta das Famílias (RNDBF)
De acordo com a divulgação do Banco Central do Brasil (BCB), nesse contexto, a instituição apresenta uma estimativa mensal da Renda Nacional Disponível Bruta das Famílias (RNDBF), desenvolvida pelo Banco Central e que será divulgada mensalmente.
Conforme documento oficial, a metodologia detalhada está descrita em nota técnica. Sendo assim, esta medida de renda aprimora e substitui a MSAD e aproxima-a do conceito utilizado nas Contas Nacionais, informa o Banco Central do Brasil (BCB).
Contas Econômicas Integradas (CEI)
Conceitualmente, a Renda Nacional Disponível Bruta das Famílias (RNDBF), soma os rendimentos obtidos pelo uso de fatores de produção (trabalho e capital) e as transferências recebidas descontadas das transferências pagas, como impostos e contribuições sociais.
Mais especificamente, a RNDBF considera as seguintes parcelas de rendas das famílias, obtidas nas Contas Econômicas Integradas (CEI) do SCN
Onde: RNDF= RT+EOB+RP+BS+IRP+CS+OTC
RT = Remuneração do trabalho;
EOB = Excedente operacional bruto;
RP = Rendas de propriedades;
BS = Benefícios sociais;
IRP = Impostos sobre renda e propriedade;
CS = Contribuições sociais;
OTC = Outras transferências correntes.
Informa o Banco Central do Brasil (BCB) em sua plataforma oficial, através do seu último Relatório de Inflação, divulgado neste mês de dezembro.