Conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB) os Princípios Fundamentais das Estatísticas Oficiais, definidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas em janeiro de 2014, estabelecem o marco básico para a compilação e a disseminação de estatísticas econômicas por instituições governamentais.
Banco Central: definição das estatísticas oficiais
Nesse documento, as estatísticas oficiais são definidas como elemento indispensável ao sistema de informações de uma sociedade democrática, sendo compiladas e disseminadas de maneira profissional, imparcial e transparente, de acordo com calendário previamente divulgado, e seguindo padrões metodológicos internacionais, de forma a permitir consistência e comparabilidade.
Estatísticas oficiais de elevada qualidade desempenham, também, papel crítico na análise e tomada de decisões de política econômica em busca do desenvolvimento sustentável, informa o Banco Central do Brasil (BCB).
Pré-requisitos oficiais
A busca permanente pela qualidade das estatísticas oficiais envolve, como pré-requisitos necessários, o adequado marco legal atribuindo responsabilidades claras para as atividades de coleta e processamento de informações, compilação e disseminação de estatísticas, e a garantia de confidencialidade das informações individuais, com uso exclusivamente para fins estatísticos, ressalta a instituição.
Adicionalmente, a qualidade estatística requer a utilização dos mais avançados padrões metodológicos internacionais, em termos de conceitos, periodicidade e tempestividade; a divulgação de metadados; o alcance de grau adequado de cobertura na coleta de informações; o processo de validação dessas informações, buscando consistência e correção de erros; e a revisão periódica e transparente das estatísticas, conforme política pública de revisão.
O Banco Central do Brasil (BCB) informa que revisões estatísticas podem ser definidas, de forma genérica, como quaisquer alterações em valores inicialmente publicados, sempre prezando pela segurança das informações.
O objetivo das revisões feitas pela instituição
O objetivo dessas revisões é a melhora da qualidade das estatísticas, buscando fornecer a melhor informação disponível aos usuários. Dentre as razões para a revisão das estatísticas estão:
- A correção de erros das fontes de informação ou do processo de compilação;
- A disponibilidade de informações ausentes na divulgação anterior;
- A disponibilidade de informações com periodicidade e defasagem distinta em relação às da publicação estatística;
- A busca de consistência entre as diversas fontes de informação, a incorporação de novas fontes ao processo de compilação;
- A melhoria das estimativas;
- Modificações na legislação ou na regulamentação que afetem a coleta de informações para fins estatísticos;
- Aperfeiçoamentos metodológicos, entre outros.
O Departamento de Estatísticas (DSTAT) do Banco Central do Brasil (BCB) divulga, por meio de documento oficial, os princípios adotados para a revisão das estatísticas oficiais que compila e dissemina, detalhadas em quadro próprio ao final deste documento, como passo adicional na busca permanente por imparcialidade, transparência e qualidade na compilação e disseminação de estatísticas econômicas oficiais.
Visto que a transparência com o público é um valor para a instituição. Para acessar o documento oficial de forma integral, acesse o site da instituição.