Banco Central: dados do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira - Notícias Concursos

Banco Central: dados do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira

O Banco Central do Brasil (BCB) divulgou dados do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira. Confira informações oficiais!

O Mutirão de Negociação e Orientação Financeira renegocia 1,7 milhão de contratos em atraso, informa o Banco Central do Brasil (BCB) através de divulgação realizada na data desta publicação, 06 de maio de 2022.

Banco Central: dados do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira

A ação conjunta do Banco Central do Brasil (BCB), da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), da Secretaria Nacional do Consumidor e dos Procons de todo o país propiciou a negociação de 1,7 milhão de contratos em atraso durante os 25 dias do Mutirão Nacional de Negociação e Orientação Financeira, ocorrido entre 7 e 31 de março. 

Aumento nas negociações

De acordo com orientação oficial do Banco Central do Brasil (BCB), uma média diária 20% maior em contratos negociados se comparado com o último mutirão realizado em novembro de 2021, quando o mesmo volume de contratos foi repactuado em 30 dias de duração da ação. Se comparado a fevereiro de 2022, o aumento foi de 178% na procura por negociações.

Segundo informações do Banco Central do Brasil (BCB), foram negociadas dívidas em atraso no cartão de crédito, cheque especial e outras modalidades de crédito sem a cessão de bens dados em garantia, como veículos, motocicletas e imóveis. 

Muitas empresas participaram do Mutirão

Conforme a divulgação do Banco Central do Brasil (BCB), a nova rodada de negociação contou com a participação de mais de 160 bancos e instituições financeiras. Mais de 113 milhões de consumidores foram impactados por meio das redes sociais, influenciadores e programas de rádio e televisão.

Educação e orientação financeira

O foco em educação financeira foi mais uma vez um diferencial da iniciativa, destaca o Banco Central do Brasil (BCB). Uma página exclusiva do Mutirão auxiliou o cidadão na preparação para a negociação, com informações sobre: como descobrir quais são suas dívidas, utilizando o sistema Registrato do Banco Central do Brasil (BCB); quando vale a pena participar do mutirão; quanto do orçamento pode ser destinado ao pagamento de dívidas no momento da negociação. 

Meu Bolso em Dia

Além disso, a página também disponibiliza acesso à nova plataforma de educação financeira “Meu Bolso em Dia”, que conta com trilhas de aprendizado específicas para a população que deseja renegociar suas dívidas, ressalta o Banco Central do Brasil (BCB).

O Mutirão de Negociação e Orientação Financeira faz parte do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o Banco Central e a Febraban para a promoção de ações de educação financeira. Outras ações fazem parte do ACT, como o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro, informa o Banco Central do Brasil (BCB) em divulgação oficial. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?