Banco Central: base monetária, créditos, dívida externa líquida e outras definições - Notícias Concursos

Banco Central: base monetária, créditos, dívida externa líquida e outras definições

Confira algumas definições relevantes para o Banco Central do Brasil (BCB) que impactam nas suas métricas e divulgações. Veja mais!

Confira algumas definições relevantes  para o Banco Central do Brasil (BCB) que impactam nas suas métricas e divulgações, conforme informações oficiais.

Relacionamento com o Banco Central do Brasil (BCB)

Resultado líquido entre as disponibilidades do Governo Federal no Banco Central do Brasil (BCB) e a carteira de títulos públicos federais do Banco Central do Brasil (BCB). Assim sendo, inclui também a equalização do resultado das operações com reservas cambiais e com derivativos cambiais, realizadas pelo Banco Central (Lei nº 11.803/2008).

Dívida externa líquida – Governo Federal

Dívida externa contratual, mobiliária e em reais, e garantias. Inclui os títulos de dívida negociados no mercado doméstico em poder de não residentes, denominados e liquidados em reais.

Base monetária

Conforme definição do Banco Central do Brasil (BCB), a base monetária é composta pelo saldo do papel-moeda emitido e das reservas bancárias. Constitui o passivo monetário do Banco Central.

Operações compromissadas

Saldo das operações em que ocorre uma compra à vista concomitante à assunção do compromisso de revenda em data futura (compromisso de revenda) ou uma venda à vista concomitante à assunção do compromisso de recompra em data futura (compromisso de recompra)

A metodologia de apuração das operações referentes ao FIES pode ser encontrada na Nota Metodológica Depec nº 2017/092, de 26.7.2017, disponível na página do Banco Central do Brasil (BCB), informa a própria instituição.

Outros depósitos no Banco Central do Brasil (BCB)

Conforme informa o Banco Central do Brasil (BCB), são outros depósitos o recolhimento compulsório sobre depósitos e garantias realizadas, depósitos remunerados decorrentes de insuficiência em aplicações e operações de crédito rural, garantia por fiança bancária, depósitos compulsórios do sistema brasileiro de poupança e empréstimo, depósitos a prazo, depósitos judiciais, operações de crédito e outras operações ativas e passivas.

Créditos do Banco Central do Brasil (BCB) junto a instituições financeiras

São créditos do Banco Central do Brasil (BCB) junto a bancos comerciais, de investimento e múltiplos, sociedades de crédito financeiro, caixas econômicas (carteira imobiliária), sociedades de crédito imobiliário e associações de poupança decorrentes de operações de assistência financeira ou de liquidez.

Relacionamento com o Tesouro Nacional

Resultado líquido entre as disponibilidades do Governo Federal no Banco Central do Brasil (BCB) e a carteira de títulos públicos federais do Banco Central do Brasil (BCB). Inclui também a equalização do resultado das operações com reservas cambiais e com derivativos cambiais, realizadas pelo Banco Central (Lei nº 11.803/2008).

Dívida externa líquida

Dívida externa de responsabilidade do Banco Central do Brasil (BCB), depósitos registrados em moeda estrangeira e reservas internacionais, conforme definições oficiais do Banco Central do Brasil (BCB).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?