São diversos os tipos de golpes aplicados em nome do BC. Por exemplo, o golpista diz que trabalha em um banco ou financeira e oferece empréstimo com taxa de juros muito baixa ou outra condição especial.
Banco Central alerta sobre pedido de pagamento inicial para liberar empréstimo
Para ter acesso ao crédito, você tem que pagar um valor antecipado (depósitos, transferências, Pix, etc). Sendo assim, desconfie de qualquer situação que para te emprestar valores, requer um percentual antecipado.
Visto que os bancos e outras instituições fiscalizadas pelo Banco Central não exigem pagamentos antecipados para liberar empréstimos.
O Banco Central pede atenção aos seguintes pontos:
- Nunca faça pagamento antecipado para pegar empréstimos. A atenção deve ser ainda maior se a conta para pagamento for uma conta de pessoa física.
- Desconfie de ofertas muito abaixo do mercado ou que não exijam garantias, como avalistas ou fiadores.
- Somente contrate empréstimo, financiamento ou consórcio com uma instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central. Confira aqui a lista de autorizadas.
- Desconfie se a empresa não fizer consultas ao SPC e Serasa, por exemplo, já que essa é uma prática comum no mercado financeiro.
Pedido de dinheiro por aplicativo de mensagem
Além disso, o BC ressalta que o cliente deve se atentar a pedidos de dinheiro via aplicativos de mensagem, principalmente o whatsapp.
O golpe, de forma sucinta e generalizada, funciona da seguinte forma:
O aplicativo de mensagem (whatsapp ou telegram, por exemplo) de um amigo ou familiar é clonado e o golpista envia mensagens para você pedindo que transfira ou faça um Pix de um valor para conta de outra pessoa.
Portanto, o BC ressalta que o cliente nunca deve transferir dinheiro a pedido de amigos ou parentes em função dessas mensagens, principalmente para conta de outras pessoas. O ideal é telefonar antes para a pessoa para confirmar se ela realmente fez o pedido. Sendo assim, é importante se atentar a ofertas muito atrativas, cartas e boletos recebidos, contatos telefônicos etc.
Sempre verifique a informação junto ao atendimento oficial do banco, nunca entre em contato pelo telefone que está impresso na carta que você julga como possível golpe, por exemplo.
SMS, e-mail ou ligação pedindo atualização cadastral
De forma sucinta, o cliente recebe uma mensagem falsa de banco ou instituição financeira pedindo para atualizar seu cadastro. Geralmente, a mensagem possui um link que leva para uma página falsa da instituição na internet. Nesse momento, informa o Banco Central, o golpista consegue clonar sua conta e transfere valores da sua conta para conta de outras pessoas, usando Pix ou outro tipo de transferência.
Por isso, o BC pede ao cidadão que fique atento:
- Se receber SMS ou e-mail do banco, não clique no link, apague a mensagem e ligue para seu gerente para confirmar se precisa atualizar seus dados cadastrais.
- Não realize atualizações cadastrais por telefone, e-mail ou SMS.
- Faça a atualização cadastral somente por meio seguro ou em atendimento presencial, reforça o Banco Central do Brasil.