Banco Central: a evolução das balanças comerciais regionais em 2021

Confira as informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB) sobre a evolução das balanças comerciais regionais em 2021. Saiba mais!

Confira as informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB) sobre a evolução das balanças comerciais regionais em 2021.

Banco Central: a evolução das balanças comerciais regionais em 2021

De acordo com o Banco Central do Brasil (BCB), em contexto de alta dos preços internacionais de commodities e de continuidade do real em nível depreciado, o saldo da balança comercial do Brasil em 2021 superou em US$11 bilhões o resultado de 2020, apesar da elevação acentuada das importações, principalmente de bens intermediários.

O aumento do saldo da balança comercial foi observado nas regiões Sudeste e Norte

Sendo assim, o aumento do saldo da balança comercial foi observado nas regiões Sudeste e Norte, nesta última refletindo sobretudo o desempenho favorável nas vendas de minério de ferro, preponderantemente direcionadas à China. 

Redução do saldo comercial 

Conforme documento oficial do Banco Central do Brasil (BCB), em sentido contrário, houve redução do saldo comercial de Centro-Oeste, Sul e Nordeste em 2021, regiões que tiveram o maior aumento das importações. 

O Banco Central do Brasil (BCB) destaca que analisa a evolução das balanças comerciais regionais em 2021, identificando os principais produtos responsáveis pelas variações nos saldos comerciais.

As exportações foram impulsionadas pelo aumento nos preços em todas as regiões

Sendo assim, as exportações foram impulsionadas pelo aumento nos preços em todas as regiões, particularmente no Norte. Sob a ótica de fator agregado, destacam-se os produtos básicos, que alcançaram a maior participação nas pautas do Norte (86%), Nordeste (39%) e Sudeste (50%) em toda a série histórica, com início em 1997.

As exportações de minério de ferro registraram crescimento significativo

As exportações de minério de ferro, concentradas no Norte e Sudeste, registraram crescimento significativo, de US$19 bilhões em relação a 2020, reflexo da forte demanda chinesa e da manutenção em patamar elevado das cotações internacionais, em que pese o recuo dos preços observado na segunda metade do ano. 

A valorização da commodity

Dessa forma, a valorização da commodity impactou mais intensamente a formação do índice de preços do Norte. A taxa de câmbio aumentou 4,6% em 2021 na comparação das médias anuais, informa o Banco Central do Brasil (BCB).

Oscilação da taxa de câmbio

Entretanto, ao longo de 2021, a taxa de câmbio oscilou entre níveis semelhantes aos observados no segundo semestre de 2020, com tendência de apreciação no segundo trimestre do ano sendo revertida ao longo do segundo semestre, atingindo em dezembro de 2021 uma média 9,8% superior ao do mesmo mês do ano anterior.

Acesse o site oficial do Banco Central do Brasil (BCB) e confira os dados oficiais de forma integral, visto que é importante que o cidadão acompanhe os dados que impactam na economia nacional de forma direta e indireta.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.