Banca FCC: Entenda como funciona

A Fundação Carlos Chagas (FCC), foi inaugurada em 1964, e é uma instituição privada, sem fins lucrativos. Sua finalidade é a elaboração e aplicação de concursos em todo o país. Assim, a banca FCC tem reconhecimento em nível federal, estadual e municipal. Atualmente, é uma das cinco maiores bancas do Brasil e é responsável por algumas das provas mais disputadas.

Entender as características da banca organizadora é fundamental para se preparar bem para o concurso. Por isso, apresentamos abaixo as exigências da FCC para as disciplinas. Confira!

Afinal, o que cai na prova?

Em Português, o foco das provas costuma ser em gramática, e não em interpretação de texto. Então, a cobrança será quanto às regras gramaticais, além da banca trazer questões sobre fenômenos linguísticos. Nesse sentido, alguns conteúdos recorrentemente exigidos são: concordância verbal e nominal, colocação pronominal, vozes verbais, conjunções e pontuação. Por isso, é indispensável o estudo prévio.

Outra disciplina de destaque é Informática. As questões sobre esse tema são um pouco mais complexas, pois cobram um alto grau de detalhamento e um conhecimento mais profundo sobre atalhos e funcionalidades. Um cursinho superficial de Word e Excel não vai dar conta das demandas para um exame da FCC. Os assuntos são: segurança da informação, backup, criptografia, biometria, internet, intranet, nuvem, e-mail, malwares, protocolos, Windows, Linux, hardware, software e BrOffice.

Já em Administração Geral a cobrança mais comum é gerenciamento de projetos e de processos, técnica PERT, mapeamento e outras competências técnicas e comportamentais. Em gestão pública, o candidato terá que dominar os conceitos de modelo gerencial, burocrático e patrimonial. Além disso, é preciso ter conhecimento sobre o modelo de excelência da FNQ.

Em alguns concursos que a FCC organiza, há também a cobrança de Direito Constitucional. Aqui a banca tem um perfil mais tradicional, porém, as questões também são de múltipla escolha. A FCC costuma focar em temas como Lei Seca, direitos e garantias fundamentais, administração pública, poder judiciário, e organização político-administrativa. Alguns artigos específicos como o 127 e o 135 podem ser cobrados para cargos ligados a funções da justiça como Defensoria ou Ministério Público.

E aí? Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui para ver mais dicas. 
Leia ainda O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas!
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.