Bacias Sedimentares: O que estudar para o Enem

As bacias sedimentares são cavidades presentes no relevo, preenchidas por sedimentos de origem orgânica, ou seja, vegetais, animais mortos, algas e rochas provenientes do processo de erosão. 

Elas são responsáveis por fontes de energia fóssil como petróleo e carvão mineral e por isso possuem grande valor econômico. 

A saber, a maioria das jazidas de carvão mineral e petróleo se formaram nas eras geológicas Mesozoica e Paleozoica.

Além disso, no Brasil cerca de 70% das bacias sedimentares brasileiras ficam localizadas no interior, e somente 30% ficam localizadas na região costeira. 

O assunto poderá aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!

Bacias Sedimentares e o Petróleo

A maioria das jazidas de petróleo do planeta encontram-se em bacias sedimentares, ou seja, o material ficou por milhões de anos soterrado, entrando no processo de decomposição. 

Desse modo, por conta das bactérias e da baixa quantidade de oxigênio, eles vão se transformando em petróleo e gás natural. 

Carvão Mineral

A saber, outro fator determinante foi o soterramento de florestas e matas. Nesse tipo de bacias sedimentares os vegetais, ao longo de milhares de anos, entraram em processo de sedimentação

A partir daí, formam-se rochas sedimentares de origem fóssil, ou seja, o carvão mineral. 

Principais Bacias Sedimentares Brasileiras

Em síntese, por conta do seu extenso território o Brasil tem diversas delas, vamos citar as principais, veja:

  • Da Amazônia – Localizada na Floresta Amazônica
  • Potiguar – fica localizada entre o oeste do Ceará e costa do Rio Grande do Norte
  • Do Paraná – Corresponde a uma enorme bacia sedimentar localizada na região centro-leste da América Sul.
  • Do Espírito Santo – localizada entre o litoral norte do Espírito Santo e o sul da Bahia. Detentora de grandes reservas petrolíferas.
  • Bacia Sedimentar de Campos – entre a costa norte do litoral do Rio de Janeiro e a costa sul do Espírito Santo. Importante produtora de petróleo do Brasil.
  • De Santos – situada na plataforma continental (do litoral de Santa Catarina até o litoral do Rio de Janeiro). Possuem uma das mais importantes bacias de petróleo. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o assunto?

Não deixe de ler também – Etapa dos Ciclos das Rochas para o Enem

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.