Economia

B3: negociação de juros dos contratos futuros de DI, DAP e FRC

A Bolsa de Valores do Brasil (B3) lançou novos produtos para negociação de estratégias de juros, informou a própria instituição. Dessa forma, os investidores contarão com operações estruturadas para negociação de contratos futuros de DI, DAP e FRC.

B3: negociação de juros dos contratos futuros de DI, DAP e FRC

A Bolsa de Valores do Brasil (B3), anunciou através de recente divulgação, o lançamento de dois novos tipos de operações estruturadas (Exchange Defined Strategies ou EDS). 

Segundo informações oficiais, o projeto contempla o lançamento de produtos voltados para negociação de estratégias de FRA (Forward Rate Agreement) e de Inclinação para os contratos de Futuro de DI (DI1), Futuro de Cupom de IPCA (DAP) e FRA de Cupom Cambial (FRC).

FRA e DV01 Neutro

Atualmente, existem dois tipos de estratégias de curvas de juros altamente negociadas. A primeira é a negociação da taxa a termo (FRA), ou PU (Preço Unitário) Neutro, que consiste na negociação de dois vencimentos do produto, com quantidades calibradas de modo a igualar o PU de cada um deles. O principal objetivo é gerar uma exposição que se inicia em uma data futura. 

De acordo com a Bolsa de Valores do Brasil (B3), a segunda estratégia é a Inclinação, ou DV01 Neutro, que também consiste na negociação de dois vencimentos, porém as quantidades são calibradas de modo a neutralizar o DV01 de cada um deles. O objetivo é gerar uma exposição no diferencial de taxas entre os dois vencimentos.

Sobre a estrutura atual

Na estrutura atual, os participantes que optaram por negociar esses tipos de estratégias, calculam as proporções (ratio) de quantidades e atuam nos books dos vencimentos de forma segregada, gerando algumas ineficiências, como risco de execução, falta de transparência para o mercado e custo mais alto de tarifas, explica a Bolsa de Valores do Brasil (B3).

A inovação e a eficiência tarifária

Os novos produtos terão como principais benefícios a eliminação de risco de execução, pois dispensam a necessidade de se negociar os vencimentos da estratégia em livros de ofertas segregados e maior eficiência tarifária, pois os custos de negociação estarão alinhados à exposição gerada na operação. 

Além disso, a Bolsa de Valores do Brasil (B3) ressalta que os investidores poderão observar exatamente o que está sendo negociado em cada tipo de estratégia via market data, o que significa mais transparência para o mercado.

O contrato futuro de DI já tem data prevista

As estratégias para Contrato Futuro de DI estarão disponíveis a partir de 30 de maio, enquanto o lançamento dos produtos para estratégias de Futuro de Cupom de IPCA (DAP) e FRA de Cupom Cambial (FRC) será divulgado em data oportuna. 

De acordo com informações oficiais, os novos produtos estarão disponíveis para negociação por meio da plataforma da Bolsa de Valores do Brasil (B3) PUMA Trading System.