As vendas financiadas de veículos em setembro de 2022 somaram 471 mil unidades, entre novos e usados, de acordo com dados da Bolsa de Valores do Brasil (B3), divulgados no último dia 07.
B3 aponta crescimento dos financiamentos de veículos no mês de setembro
O número, que inclui automóveis leves, motos e pesados em todo o país, representa queda de 4,3% em relação a agosto, e de 5,7% na comparação com setembro de 2021. Embora a quantidade total tenha caído, o período atingiu o maior patamar do ano em termos de média de financiamentos por dia útil, com 22,4 mil veículos financiados, destaca a divulgação oficial.
Segmentos
De acordo com a Bolsa de Valores do Brasil (B3), no segmento de automóveis leves, a queda foi de 5,1% em relação ao mês anterior. Comparado com setembro de 2021, o número de financiamentos de automóveis leves caiu 9,4%. Já o financiamento de veículos pesados teve um recuo de 2,4% na comparação com agosto e queda de 5,9%, considerando o mesmo período do ano passado, destaca a divulgação oficial.
Motos
O segmento de motos registrou uma retração de 2,1% no número de financiamentos em relação a agosto, com 102 mil unidades. Na comparação com setembro de 2021, porém, houve crescimento de 8,7%.
No acumulado de janeiro a setembro, as vendas financiadas de veículos somaram 4 milhões de unidades, destaca a Bolsa de Valores do Brasil (B3). O número representa queda de 9,7% em relação ao mesmo período de 2021, o que equivale a cerca de 400 mil unidades a menos.
Sistema Nacional de Gravames (SNG)
A Bolsa de Valores do Brasil (B3) opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), sendo uma grande base privada do país. Visto que reúne informações sobre as restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o país.
De acordo com a recente divulgação oficial, para visualizar a apresentação com os dados completos sobre financiamentos de veículos em setembro de 2022, acesse o site oficial da Bolsa de Valores do Brasil (B3).
Destaque para as vendas do mês de agosto
Segundo destaca a superintendência de Planejamento da Bolsa de Valores do Brasil (B3), até o momento, agosto foi o mês com o maior volume de veículos financiados no ano, com 492 mil unidades e crescimento em todos os segmentos.
Porém, o mês teve dois dias úteis a mais do que setembro, o que acabou impactando os números gerais, demonstrando recuo nas estatísticas mesmo que o desempenho de setembro tenha sido superior à média diária, de acordo com a Bolsa de Valores do Brasil (B3).