O comércio móvel (m-commerce), que são as compras de produtos através de aplicativos e sites móveis, continua em alta no Brasil, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Pagamentos móveis e comércio móvel no Brasil. A Shopee manteve a liderança como o app de compras mais popular do Brasil, apontado como o mais utilizado por 18% dos consumidores móveis do País.
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Porém, o app registrou uma queda de três pontos percentuais em seis meses. Foi a sua primeira redução desde que começou a ascender nesta pesquisa, que pode ter tido algum impacto da pressão do governo federal sobre plataformas chinesas.
Enquanto isso, o Mercado Livre, que por muito tempo fora o líder desse ranking, subiu de 13% para 17% nos últimos seis meses e agora está empatado tecnicamente com a Shopee. iFood, Amazon e Livelo completam o top 5.
Vale destacar também o papel dos apps de mensageria, que ganharam especial importância no varejo online brasileiro a partir da pandemia. O WhatsApp figura em oitavo lugar no ranking dos apps mais usados para compras no Brasil, à frente de grandes redes varejistas. E 62% dos brasileiros com smartphone afirmam já ter feito alguma compra via WhatsApp. Esse percentual tende a aumentar com o lançamento da funcionalidade nativa no WhatsApp de compras por cartão de crédito.
Adoção do m-commerce
Quase todos os brasileiros com smartphone (94%) já experimentaram comprar por app ou site móvel alguma vez na vida – esse percentual permanece estável dentro da margem de erro na comparação com seis meses atrás.
Mas o dado mais relevante é que 80% realizaram pelo menos uma compra dessa forma nos últimos 30 dias. O percentual é maior entre mulheres (82%) do que entre homens (78%); e maior nas classes A e B (83%) que nas C, D e E (79%). Já na análise por idade, o grupo mais adepto ao comércio móvel é o de 30 a 49 anos (84%), em comparação com aqueles de 16 a 29 anos (79%) e com 50 anos ou mais (74%).
Quando perguntado aos consumidores móveis qual costuma ser a frequência de compras via celular, 8% dizem que compram todo dia ou quase todo dia através de app ou site móvel. Esse percentual sobe para 12% se considerados os brasileiros das classes A e B, o dobro do verificado nas classes C, D e E (6%).
Além disso, 81% dos brasileiros com smartphone afirmam que aumentaram a frequência de compras pelo celular nos últimos seis meses, sendo que 83% preferem comprar pelo smartphone que pelo computador.
Preferências
As cinco categorias de produtos mais compradas pelo celular continuam as mesmas da última edição da pesquisa: roupas, refeições, alimentos, cosméticos e eletroeletrônicos, nesta ordem. Porém, notou-se uma pequena queda no percentual de compradores móveis que adquiriram eletroeletrônicos nos últimos 30 dias via app ou site móvel, baixando de 36% para 32%.
A satisfação do brasileiro com a experiência no comércio móvel segue altíssima, algo verificado desde a primeira vez em que isso foi perguntado nesta pesquisa: 91% dos compradoras móveis dão notas 4 ou 5 em uma escala de 1 a 5 nesse quesito.
As funcionalidades que mais apreciam em apps de m-commerce são: cupons de desconto (61%), cashback (46%), e entrega no mesmo dia (32%). Por outro lado, é perceptível um desinteresse cada vez maior do brasileiro pela oferta de navegação gratuita (sem cobrança do plano de dados) em apps de m-commerce.
No começo da era dos smartphones, fizeram sucesso no Brasil iniciativas desse tipo em aplicativos de compras, como Netshoes, talvez porque na época os planos de dados tinham franquias menores e o custo por MB era mais caro. Agora, com planos na casa de Gigabytes, esse tipo de oferta parece não fazer mais tanta diferença para o consumidor brasileiro. Apenas 13% apontam a navegação gratuita como uma das características mais atraentes em apps de m-commerce.
O meio de pagamento preferido do brasileiro para compras móveis continua sendo o cartão de crédito, apontado por 70% dos entrevistados. O Pix, por sua vez, vem em segundo lugar, crescendo pouco a pouco: agora é o preferido de 21% dos consumidores móveis nacionais. Os demais meios de pagamento listados na pesquisa vêm perdendo força: carteiras digitais (5%) e boleto bancário (4%).
Metodologia da pesquisa
A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Pagamentos móveis e comércio móvel no Brasil é uma pesquisa independente produzida por uma parceria entre o site de notícias Mobile Time e a empresa de soluções de pesquisas Opinion Box.
Nesta edição foram entrevistados 2.112 brasileiros que acessam a Internet e possuem smartphone, respeitando as proporções de gênero, idade, renda mensal e distribuição geográfica desse grupo. As entrevistas foram feitas on-line entre 8 e 27 de março de 2023. Esta pesquisa tem validade estatística, com margem de erro de 2,1 pontos percentuais e grau de confiança de 95%.