AVISO IMPORTANTE aos brasileiros que aguardam a DEVOLUÇÃO de tarifas bancárias
Recentemente, muitas pessoas estão comentando sobre a possibilidade de receber a devolução das tarifas bancárias que foram cobradas de forma injusta. Afinal, segundo a Resolução nº 3.919 do Banco Central do Brasil, os bancos do país devem oferecer gratuitamente uma série de serviços essenciais, desde que, obviamente, o cliente não exceda o limite para cada serviço.
Porém, infelizmente muitas instituições cobraram tarifas indevidas dos brasileiros, inclusive durante anos. Só que o que talvez algumas pessoas, vítimas dessa cobrança, ainda não sabem, é que a devolução não acontece de forma espontânea, pelo menos por enquanto.
Muito embora tenhamos visto manchetes que digam que os bancos estão devolvendo o que foi cobrado indevidamente, é importante ficar atento ao alerta: a devolução só acontece quando o cliente a solicita.
Dito de outro modo, você não receberá o valor de volta se não entrar em contato com a instituição financeira, mas não se preocupe! Neste texto, explicamos, com detalhes, o que deve ser feito nesse caso.
Alerta: A devolução das tarifas só ocorre se você solicitar
Como mencionamos anteriormente, muitas pessoas estão aguardando receber de volta o dinheiro que foi cobrado indevidamente. No entanto, quem deve constatar essa cobrança é o próprio cliente. E mais: é preciso que seja feita a solicitação do reembolso.
Dessa maneira, o pagamento só será feito quando você entrar em contato com o SAC – serviço de atendimento ao consumidor – do seu banco e, assim, solicitar o pagamento das taxas cobradas anteriormente.
Portanto, é importante encontrar o contato oficial da sua instituição financeira para conversar com um atendente. Assim que for atendido, fale sobre as cobranças indevidas que ocorreram, em quantos meses e em quais serviços.
Por isso, é importante você se preparar para a solicitação. Verifique com antecedência quais tarifas foram cobradas indevidamente para estar mais bem preparado para essa conversa, ok? Desse modo, acima de tudo, será mais fácil fazer a cobrança do que lhe é devido.
Outro ponto importante diz respeito ao uso de serviços além do limite gratuito: se você ultrapassou o limite de uso gratuito de determinados serviços, lembre-se de que o banco pode, sim, cobrar tarifas. Isso quer dizer que essas cobranças não serão reembolsadas.
Portanto, fazer um cálculo com atenção, na hora de solicitar o reembolso, é bem importante.
Você pode solicitar o reembolso de até 5 anos
Outro ponto que é importante estar atento é que a solicitação de reembolso pode ser feita em até 5 anos. Por exemplo, se há 3 anos o banco está cobrando as taxas indevidas de você, é possível solicitar o reembolso de todo esse valor.
No entanto, é importante estar ciente de que a instituição financeira pode alegar que fará uma análise da situação. Nesse caso, é necessário aguardar os próximos passos dados pela própria instituição.
Porém, se ela se negar a pagar o reembolso, sendo que você tem certeza de que merece recebê-lo, é possível registrar uma reclamação por meio do Banco Central ou até mesmo em órgãos de defesa do consumidor.