O Presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães, anunciou nesta quinta-feira (15), que o calendário de saques do Auxílio Emergencial vai passar por uma antecipação. Inicialmente ele disse que essa antecipação seria de duas semanas. Mas na prática não é isso o que vai acontecer para a maioria dos beneficiários.
De acordo com o novo calendário, o novo intervalo de saques da primeira parcelas vai ser de 30 de abril até 17 de maio. Isso quer dizer que os informais que nasceram em janeiro poderão tirar o dinheiro nas agências no dia 30 de abril. Já os que nasceram em dezembro poderão tirar no dia 17 de maio.
O intervalo anterior era mais longo e iria demorar mais para começar. A ideia inicial do Governo era liberar esses saques entre os dias 4 de maio e 4 de junho. Essas datas, no entanto, receberam muitas críticas de vários setores da sociedade. Muitos estavam reclamando justamente da demora.
No início dos pagamentos, a Caixa anunciou que a liberação do dinheiro aconteceria primeiro de forma digital. Assim, os beneficiários só poderiam movimentar essa quantia via app do Caixa Tem. Só depois é que essas pessoas poderiam sacar esse dinheiro nas agências da Caixa.
E foi justamente daí que saíram uma das maiores críticas ao novo Auxílio Emergencial. É que muita gente estava reclamando desse longo intervalo entre a liberação do dinheiro e a liberação dos saques. Acontece que muita gente não tem acesso livre aos meios eletrônicos. Essas pessoas precisam portanto esperar pela liberação dos saques.
O que diz a Caixa
Na época dessas críticas, a Caixa Econômica Federal costumava desconversar. Pedro Guimarães chegou a dizer em várias oportunidades que a maioria dos brasileiros tinha acesso aos aplicativos de movimentação do dinheiro. Ele negava portanto a ideia de uma mudança nessas datas.
Seja como for, agora ele parece ter mudado de opinião. Na live que ele fez ao lado do Presidente Jair Bolsonaro nesta quinta-feira (15), ele disse que para ter essa mudança, ele teve que conversar muito com o Ministro da Cidadania, João Roma. É portanto o Ministro que responde justamente pelo Auxílio.
Os dois chegaram na conclusão de que a Caixa está pronta para receber uma quantidade maior de pessoas já na próxima semana. Por isso, eles decidiram antecipar esse período de saques. Mas o Presidente da Caixa segue dizendo que o melhor é evitar ao máximo ir até uma agência.
O novo calendário de saque
Abaixo, você vê como fica o novo calendário de saques e como era antes das mudanças. Os informais que nasceram em janeiro, por exemplo, iriam poder sacar esse dinheiro apenas no dia 4 de maio. Agora, por exemplo, eles poderão receber já no próximo dia 30 de abril.
- Janeiro: 30 de abril (era 4 de maio)
- Fevereiro: 3 de maio (era 6 de maio)
- Março: 4 de maio (era 10 de maio)
- Abril: 5 de maio (era 12 de maio)
- Maio: 6 de maio (era 14 de maio)
- Junho: 7 de maio (era 18 de maio)
- Julho: 10 de maio (era 20 de maio)
- Agosto: 11 de maio (era 21 de maio)
- Setembro: 12 de maio (era 25 de maio)
- Outubro: 13 de maio (era 27 de maio)
- Novembro: 14 de maio (era 1º de junho)
- Dezembro: 17 de maio (era 4 de junho)