Auxílio Emergencial: veja como saber se cidadão estará na prorrogação

Às vésperas dos primeiros pagamentos da prorrogação do Auxílio, está na hora de saber se vai ter ou não direito de receber essas parcelas

O Governo Federal está realizando neste momento os últimos preparativos para o início da prorrogação do Auxílio Emergencial. De acordo com o calendário oficial do programa os primeiros repasses irão acontecer a partir desta próxima quarta-feira (18) para os primeiros grupos dos usuários do Bolsa Família.

Com a proximidade dos pagamentos, está na hora de saber quem vai ter direito de receber essas parcelas adicionais. A boa notícia é que não é tão difícil saber isso. Não é preciso, por exemplo, ir até algum lugar. Basta ter conexão com internet para saber se vai poder receber esses ciclos adicionais ou não.

De acordo com informações do Ministério da Cidadania, o primeiro passo é se dirigir para o site oficial da consulta do Auxílio. Para quem não lembra, é aquele mesmo endereço em que o cidadão verificou as informações do benefício no início dos pagamentos. Chegando lá, basta inserir alguns dados pessoais básicos.

É preciso ter atenção neste processo. É que o indivíduo precisa ter certeza que se trata do site oficial do programa mesmo. Acontece que neste momento, uma série de quadrilhas especializadas em golpes estão tentando roubar dados de cidadãos. Então é preciso ter muito cuidado na hora de inserir essas informações.

Ciente de que está no site oficial, o indivíduo pode colocar esses dados. Eles pedem apenas o CPF, o nome completo, a data de nascimento e o nome completo da mãe. Pronto. A partir daí o próprio sistema vai dizer como está a situação do benefício. E aí o cidadão vai saber se vai poder receber ou não o dinheiro em questão.

Foto: Reprodução

Usuários do Auxílio

De acordo com informações do Ministério da Cidadania, o Auxílio Emergencial do Governo Federal está atendendo neste momento algo em torno de 37 milhões de brasileiros. Esse número inclui os informais e os usuários do Bolsa Família.

Em tese, todos esses 37 milhões de cidadãos seguem automaticamente para os meses adicionais do Auxílio. Isso quer dizer portanto que eles não precisam fazer nenhum tipo de novo cadastro. O Governo vai entender que eles precisam continuar recebendo esses valores.

Vale lembrar, no entanto, que o Dataprev segue fazendo sucessivas análises nas contas dessas pessoas. Então qualquer um desses indivíduos pode acabar perdendo o direito de receber o benefício a qualquer momento. É por isso que é importante ficar de olho no site oficial da consulta do programa.

Prorrogação

A ideia inicial do Governo Federal era fazer apenas quatro pagamentos nesta nova rodada do Auxílio Emergencial. Então os repasses começariam em abril e chegariam ao fim em julho. Esse era o primeiro plano dos membros do Palácio do Planalto.

No entanto, a piora do cenário da pandemia do novo coronavírus no Brasil fez com que o poder executivo mudasse de ideia. Recentemente, eles decidiram prorrogar o benefício por mais três meses. Assim, o programa deverá chegar até, pelo menos, o próximo mês de outubro.

Pouca coisa muda nas regras do projeto durante esses meses adicionais. Os valores, por exemplo, seguem os mesmos. Os cidadãos seguirão recebendo montantes que variam entre R$ 150 e R$ 375. E não há qualquer previsão de mudança neste sentido.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.