Auxílio Emergencial: possível prorrogação deve durar até abril de 2022

De acordo com informações de bastidores, possível nova prorrogação do Auxílio Emergencial deve durar até abril de 2022

O Auxílio Emergencial do Governo Federal está prestes a ser prorrogado mais um vez. Pelo menos essa é a informação que circula dentro do próprio Palácio do Planalto. E já há até uma ala que está pensando na duração desse programa. A ideia é que os repasses continuem, pelo menos, até abril do próximo ano.

Isso ainda não está oficialmente definido. No entanto, essa é a informação que mais se aproxima da realidade neste momento. Pelo menos é isso o que dizem as informações de bastidores agora. Em entrevista para o jornal valor Econômico, um membro do Palácio do Planalto confirmou que essa possibilidade existe.

“Estudos sempre existem. Estamos avaliando (a prorrogação do auxílio emergencial até abril de 2022), mas não há nenhuma definição”, disse essa fonte para o site em questão. O que se sabe internamente, é que esse é o desejo de membros do Ministério da Cidadania. Essa é a pasta responsável pelo pagamento do benefício em questão.

Vale lembrar que foi justamente o Ministro da Cidadania, João Roma, que levantou primeiro a possibilidade de prorrogação do Auxílio Emergencial. Em entrevista, ele disse publicamente que o Governo teria que pensar em algo para ajudar os cerca de 25 milhões de brasileiros que irão ficar sem nada a partir de novembro.

A ideia de Roma é pagar o benefício até o próximo ano, mas com possibilidade de “desmame”. Esse, aliás, é o termo que eles estão usando internamente para dizer que o projeto vai passar por diminuições de tamanho a cada mês. Isto é, eles irão diminuir a quantidade de usuários até que o programa chegue de fato ao fim.

Cancelamentos

Caso isso se confirme, não seria muito diferente do que está acontecendo agora. É que a atual versão do Auxílio Emergencial já conta com uma série de cortes mensais em seus beneficiários. A grande maioria deles acontecem depois das análises da Dataprev.

Para se ter uma ideia, aliás,  o Governo Federal retomou os pagamentos do Auxílio Emergencial este ano ainda no último mês de abril. De lá para cá, no entanto, o número de pessoas atendidas pelo projeto só fez cair depois de cada um dos meses de repasse.

De acordo com o próprio Ministério da Cidadania, o Auxílio Emergencial deste ano começou atendendo algo em torno de 39 milhões de pessoas. Agora, segundo os dados mais recentes, esse número está na casa de cerca de 35 milhões de usuários.

Prorrogação do Auxílio

Caso a prorrogação seja mesmo oficializada, esta não seria a primeira vez que o projeto passaria por essa situação. Vale lembrar que o objetivo inicial do Governo Federal era pagar o benefício apenas entre os meses de abril e julho. No entanto, isso mudou.

Diante da situação da pandemia do novo coronavírus, o Palácio do Planalto achou por melhor prorrogar o Auxílio Emergencial por mais três meses. Com isso, o programa está seguindo com os pagamentos entre os meses de agosto e outubro.

Oficialmente, essa informação ainda está valendo. No entanto, há uma movimentação no Governo Federal para tentar anunciar uma prorrogação o mais rapidamente possível. Só não se sabe quando esse anúncio poderia de fato acontecer.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.