Auxílio Emergencial: como descobrir o motivo do bloqueio

Muitas pessoas estão dizendo que não sabem o porquê do bloqueio no Auxílio Emergencial. Veja como descobrir

O Governo está pagando nesta semana mais uma parcela do Auxílio Emergencial. De acordo com informações do Ministério da Cidadania, cerca de 37 milhões de brasileiros estão recebendo essa quantia. No entanto, algumas pessoas acabaram perdendo o benefício entre os repasses dos ciclos 4 e 5.

De acordo com informações oficiais da Dataprev, isso é algo que poderia acontecer. É que o órgão costuma fazer revisões periódicas nessas contas do benefício. No final das contas, eles acabam decidindo quem segue e quem não pode continuar recebendo as parcelas. Nas redes sociais, muita gente está demonstrando ter dúvidas sobre esse processo.

Uma das questões que mais se repete é em relação ao motivo do cancelamento. Algumas pessoas estão afirmando que não sabem a razão do bloqueio na conta. A boa notícia é que não é tão difícil saber essa informação. Uma simples conexão com internet é o suficiente para conseguir descobrir esse dado.

Basta portanto acessar o site oficial da consulta do Auxílio Emergencial. Logo depois, é só inserir as informações básicas. Eles pedem o nome completo, o cpf, a data de nascimento e o nome completo da mãe. Pronto. O próprio sistema vai carregar uma página com as informações básicas sobre o perfil do cidadão no projeto.

Em caso de cancelamento, o usuário pode clicar em um ícone em formato de i. Ele significa a palavra informação. Ao clicar, aliás, a página vai mostrar o motivo pelo qual o benefício passou pelo bloqueio. E aí portanto, esse cidadão vai saber finalmente o porquê de ter parado de receber o dinheiro do programa.

Contestação no Auxílio

Agora imagine que esse cidadão não concorda com esse motivo. Nesse caso, ele vai ter o direito de contestar o resultado. De acordo com a Dataprev, esse usuário vai ter 10 dias para enviar esse desafio. O órgão vai ter que reanalisar essa conta e dar uma nova resposta dentro de alguns dias.

O grande problema aqui é que nem todo mundo tem direito de contestar o resultado. Ainda de acordo com a Dataprev, algumas pessoas não podem fazer isso. É que nos casos de bloqueio definitivo, ele não vai ter o direito de pedir essa revisão nos dados.

Uma saída para os indivíduos que não estão conseguindo contestar o resultado é procurar a Defensoria Pública da União (DPU). Por lá, as pessoas podem oferecer uma série de possibilidades para esses cidadãos que estão à procura de uma solução.

Falta de informação

Há ainda outro problema nessa situação. Nas redes sociais, algumas pessoas afirmam que estão seguindo todos esses passos para descobrir o motivo do cancelamento, e mesmo assim não estão tendo nenhuma informação.

De acordo com esses relatos, o site oficial da consulta do Auxílio não está dando essa informação mesmo depois do clique no ícone i. Isso não é algo que deveria estar acontecendo. Todos deveriam saber, pelo menos, a razão do bloqueio.

Diante dessa situação, o cidadão precisa entrar em contato com o Ministério da Cidadania ou mesmo com a Dataprev. Para isso portanto é importante visitar os canais oficiais de comunicação desses órgãos do Governo Federal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.