Você sabia? Trocar de celular pode impedir acesso ao Caixa Tem, aplicativo utilizado nos pagamentos do auxílio emergencial. Os cidadãos que trocaram ou que ainda vão trocar de número de telefone precisam redobrar a atenção para não ter o Caixa Tem bloqueado.
Isso acontece porque a conta digital do Caixa Tem, aplicativo que libera o acesso ao dinheiro do auxílio, está ligado ao número do celular e aparelho em que foi realizado o primeiro acesso ao aplicativo.
A Caixa Econômica Federal, com a intenção de combater e minimizar as fraudes no aplicativo, confirmou que somente poderá ser realizado o cadastro de uma conta (um número de CPF) por número de celular e a utilização de até duas contas em um único dispositivo celular.
É importante ficar atento a regra, uma vez que milhares de cidadãos vêm sendo atingidos por não saber desse detalhe, principalmente os beneficiários que utilizam diversos chips e linhas pré-pagas, com isso, tornam seus CPFs vinculados a diversos números de telefone.
O presidente da Caixa, em entrevista pela internet, revelou que 95% do público que compareceram às agências do banco nesta semana apresentou queixas relacionadas ao bloqueio do Caixa Tem devido a trocas de linhas ou aparelhos telefônicos.
“Talvez esse seja o maior ponto em relação aos bloqueios: nós não permitimos um número grande de números de celular por CPF porque, no ano passado, identificamos isso como a principal fragilidade quanto a potenciais fraudes”, disse o presidente.
O que acontece se o acesso for bloqueado
O que acontece se o acesso ao Caixa Tem for bloqueado? Bom, neste caso, se o trabalhador teve o seu acesso bloqueado ou ainda tiver que mudar o número de telefone no Caixa Tem, o procedimento deverá ser realizado por meio das agências da Caixa Econômica Federal, garantindo assim mais segurança para sua conta além de evitar possíveis bloqueias por tentativa de fraude.
É importante destacar que em casos de alteração de e-mail vinculado a conta o trabalhador também deverá comparecer a uma agência da Caixa.
A Caixa Econômica Federal vai funcionar, para tal situação, das 8h às 13h, em caso de dúvidas não deixem de entrar em contato com a Central de Atendimento 111.
Por fim, ao comparecer nas agências não esqueça de ter em mãos um documento original como foto e o seu CPF.
SUSPENSA atualização cadastral no Caixa Tem 2021
O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou que o processo de atualização cadastral das contas poupanças sociais digitais está suspenso até o mês de maio. O presidente afirmou que a medida foi tomada devido ao início dos pagamentos do novo auxílio emergencial.
Segundo a Instituição Financeira, o objetivo da atualização no cadastro do aplicativo Caixa Tem é para garantir maior segurança de dados dos usuários e evitar fraudes. No entanto, o beneficiário que não fizer o procedimento, não será prejudicado com a suspensão do auxílio, caso seja contemplado.