O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) faz a liberação de um novo auxílio de R$606. Trata-se do auxílio-inclusão, benefício regularizado pelo Governo com o objetivo de ajudar aos cidadãos com deficiência que já receberam ou ainda recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A intenção é disponibilizar um abono de meio salário mínimo (R$ 606 em 2022) para esses beneficiários caso encontrem um emprego com carteira assinada. A iniciativa estar na Portaria Dirben/INSS Nº 949, de 18 de novembro de 2021.
Como receber o auxílio de R$606
Como dito anteriormente, o auxílio-inclusão de R$ 606 poderá ser solicitado por pessoas com deficiência que recebem o BPC e conseguiram um emprego com carteira assinada. O benefício também pode ser disponibilizado para quem estava recebendo o BPC nos últimos cinco anos.
As pessoas (PcDs) receberão o benefício através do INSS. Para isso, elas devem cumprir os seguintes requisitos:
- Comprovar a deficiência por meio de laudo;
- Ter o nome fora dos órgãos de proteção ao crédito;
- Ter recebido o BPC nos últimos cinco anos ou ter tido o benefício suspenso durante o mesmo período;
- Compor família que recebe até dois salários mínimos por pessoa;
- Estar inscrito no Regime Geral de Previdência Social ou vinculados à previdência municipal/estadual e ter uma atividade remunerada;
- Estar com a inscrição atualizada no CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal).
Como solicitar?
O benefício pode ser solicitado pelo site ou aplicativo Meu INSS. Ainda há possibilidade de ligar para a central de atendimento 135 (disponível de segunda à sábado, das 07h às 22h) para realizar o procedimento.
Para quem for realizar a solicitação pelo aplicativo, basta:
- Baixar o aplicativo Meu INSS e fazer o login na plataforma;
- Em seguida, você deve selecionar a opção “Novo Pedido”;
- Feito isso, digite o nome do serviço ou benefício que deseja ter acesso;
- Na tela vai aparecer uma lista, você deverá clicar na opção “serviço” ou “benefício”;
- Na sequência um texto aparecerá para que você leia. Depois de ler informe seus dados e clique em “avançar”.
Cabe salientar que o resultado do pedido pode ser acompanhado pelo próprio aplicativo Meu INSS, na opção “Consultar pedidos”. O INSS tem um prazo de 30 dias úteis para retornar com a resposta do pedido.
Em meio ao auxílio de R$606, INSS libera 13º salário
Em meio aos pagamentos do auxílio no valor de R$606, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já divulgou as datas de pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas em 2022. Como de costume, os pagamentos acontecerão em duas parcelas e terá dois calendários distintos, um destinado a quem recebe um salário mínimo e outro para quem recebe acima do piso nacional.
O 13º salário é concedido aos segurados que recebem os seguintes benefícios:
- Aposentados;
- Pensionistas;
- Auxílio-doença;
- Auxílio-acidente;
- Auxílio-reclusão.
O benefício é disponibilizado ainda aos cidadãos que recebem os abonos temporários do INSS, tendo o valor proporcional aos meses em que passaram a ser atendidos pela autarquia. Entretanto, não recebem o salário extra os segurados do Benefício de Prestação Continuada (BPC).