O Governo Federal já pagou duas rodadas de parcelas do Auxílio Brasil. O último repasse, aliás, foi concluído ainda na última semana. Mas mesmo depois de tantos pagamentos, o fato é que muita gente ainda tem dúvidas sobre as regras de liberação do benefício em questão. É o que mostram os relatos nas redes sociais.
Algumas pessoas, por exemplo, estão dizendo que o Governo teria uma regra de limite de tempo para o recebimento deste benefício. Assim, os usuários teriam um prazo definido para poder mexer no projeto. E o fato é que isso é verdade. O próprio Ministério da Cidadania vem confirmando essa informação.
Mas calma. Não precisa ir correndo ao banco para fazer a movimentação do dinheiro por medo de que esse tempo acabe. De acordo com o Ministério, esse limite de tempo é de 120 dias. Então cada cidadão tem até quatro meses completos para movimentar o dinheiro do Auxílio Brasil de alguma forma.
“As parcelas mensais ficam disponíveis para saque por 120 dias após a data indicada no calendário. Os beneficiários podem conferir no extrato de pagamento a “Mensagem Auxílio Brasil”, com o valor do benefício”, diz a nota oficial enviada pelo Ministério da Cidadania ainda na manhã desta quinta-feira (30).
Vale lembrar que movimentar o dinheiro do Auxílio Brasil não significa que você precisa necessariamente sacar a quantia. Quem tem acesso ao Caixa Tem, pode fazer qualquer tipo de movimentação por lá mesmo. A ideia é apenas mostrar para o Governo Federal que existe alguém vivo pronto para usar aquele montante.
Casos de retorno são raros
Vale lembrar que o caso de retorno do dinheiro do Auxílio Brasil ou do antigo Bolsa Família são extremamente raros. E isso se explica por um fato mais do que simples: quem precisa da quantia não costuma esperar esse tempo todo para movimentar a valor.
O país vem registrando altos índices de insegurança alimentar e de fome mesmo. Por isso, assim que o Governo faz a liberação do dinheiro do benefício, milhões de pessoas correm para fazer uso do montante.
Avise aos amigos
Só que podem existir casos de pessoas que nem sabiam que estavam recebendo o Auxílio Brasil. Isso pode ser mais comum do que se imagina. Esses cidadãos correm um sério risco de perder o dinheiro.
Acontece que o Governo não abriu inscrições para entrada nesse projeto. Então algumas pessoas que estão no Cadúnico podem estar recebendo esse dinheiro sem saber. É importante avisar aos amigos e conhecidos para que eles confiram se o montante caiu na conta.
Quais são as datas do Auxílio?
Nesta quinta-feira (30), o Governo Federal divulgou o calendário oficial de pagamentos do Auxílio Brasil. As datas já são detalhadas e já é possível ver os dias das liberações em todo o ano de 2022. Veja abaixo:
Como dá para ver, os pagamentos irão seguir a lógica de serem feitos sempre nos 10 últimos dias úteis de cada mês. Para 2022, a ideia é que o Auxílio Brasil vai seguir com os pagamentos de R$ 400 para cerca de 17 milhões de pessoas.