Mais de 4 milhões de brasileiros recebem os valores do Auxílio Brasil sem precisar usar nenhum tipo de cartão. Vale lembrar que é possível movimentar a quantia do benefício por outros meios, como o aplicativo Caixa Tem. Por lá, é possível pagar contas em forma de boletos, realizar transferências e saques por meio de um código.
O Ministério da Cidadania explica que o Auxílio Brasil conta com uma folha de pagamentos que inclui mais de 18 milhões de pessoas. Este é o número de cidadãos que estavam no benefício no último mês de maio. Entre eles, estima-se que pouco mais de 14 milhões tenham um cartão para a movimentação do benefício.
São os mesmos 14 milhões que faziam parte do antigo Bolsa Família até o final de outubro do ano passado. Estas pessoas contavam com o cartão do programa anterior. Como não há um prazo de validade para o dispositivo, ele segue funcionando normalmente. Dessa forma, ele pode ser usado para movimentar o dinheiro do Auxílio Brasil.
Os outros mais de 4 milhões de brasileiros que ingressaram no programa apenas este ano, não receberam nenhum cartão. Mesmo que eles tenham recebido uma carta informando que o dispositivo seria entregue, os beneficiários ainda não receberam nenhum objeto. Nesse sentido, os cidadãos não têm a de movimentar o benefício por meio do cartão.
Estima-se que o número de pessoas que estejam sem o dispositivo seja ainda maior do que os 4 milhões apresentados. Afinal de contas, é provável que ao menos uma parte dos usuários do antigo Bolsa Família não tenham mais o cartão antigo. Alguns perderam o dispositivo, outros quebraram, outros foram assaltados, ou seja, motivos não faltam para que o cartão não esteja mais em uso.
A história dos cartões
Ainda no final do ano passado, o Governo Federal garantiu que entregaria novos cartões apenas para os novos usuários do Auxílio Brasil. Dessa forma, o Planalto teria que produzir pouco mais de 4 milhões de dispositivos.
No entanto, relatos de bastidores dão conta de que o Governo decidiu mudar de ideia. Agora, o plano é produzir mais de 18,1 milhões de cartões para que todos os usuários do programa recebam o novo dispositivo social.
Neste momento, o Tribunal de Contas da União (TCU) já recebeu duas representações de parlamentares que argumentam que o Governo não pode gastar com a produção dos novos cartões. Eles alegam que a prática seria dispensável.
Auxílio Brasil em junho: o que se sabe
Como dito, alguns pontos do Auxílio Brasil não estão claros para o mês de junho. Não dá para saber quantas pessoas receberão o benefício. A média de pagamentos ainda é um mistério e o tamanho da fila também não foi informado.
De qualquer forma, outros pontos já estão claros. Um deles é justamente a questão do cartão de acesso. Nesse sentido, tomando como base as informações colhidas até aqui, é pouco provável que os dispositivos novos sejam entregues antes do início dos pagamentos de junho.
Oficialmente, o Governo Federal ainda não falou sobre o assunto. Membros do Planalto já não falam mais na promessa da entrega dos dispositivos. Por fim, poder executivo também não comentou as duas representações feitas por parlamentares ao TCU.