O Governo Federal deve começar dentro de mais alguns dias a segunda rodada de pagamentos do Auxílio Brasil. Em novembro, o programa atendeu cerca de 14,5 milhões de pessoas. Mas alguns usuários que estavam no antigo Bolsa Família não conseguiram entrar no projeto no último mês.
Esses cidadãos estão relatando que foram surpreendidos com a informação de bloqueio ou mesmo de cancelamento da conta em questão. Boa parte deles afirma que essa informação ficou clara para eles no aplicativo oficial do programa em questão. Então o fato é que muita gente deixou de receber o benefício.
Na versão do Governo Federal, todos os usuários que estavam recebendo o antigo Bolsa Família até o último mês de outubro migraram automaticamente para o Auxílio Brasil em novembro. Mas isso não valeu para todo mundo. De acordo com informações do Consórcio Nordeste, cerca de 140 mil deixaram de pegar essa quantia.
Nossa equipe entrou em contato com o Ministério da Cidadania. A pasta nos respondeu dizendo que o cidadão que passa por essa situação precisa procurar a Prefeitura Municipal da sua cidade para entender o que aconteceu de fato. Em alguns casos, dá para resolver a situação de alguma forma no seu município.
Vale sempre lembrar que as autoridades municipais possuem um poder sobre o programa em questão. Em tese, eles são responsáveis pela entrada das pessoas no projeto. Isso porque se entende que esses cidadãos precisam entrar no Cadúnico através dos órgãos municipais. Então eles são decisivos nesse sentido.
Por que os cancelamentos acontecem?
De acordo com informações do Governo Federal, cancelamentos assim são normais dentro do Bolsa Família. É que todos os meses as pessoas entram e saem do benefício. Isso porque elas deixam de atender a todas as regras do programa.
Isso explicaria a saída de 140 mil pessoas do projeto entre os meses de outubro e novembro. De qualquer forma, o Consórcio Nordeste está pedindo mais explicações sobre a questão da alta retirada de usuários da região Nordeste.
Seguirão acontecendo
De qualquer forma, sabe-se que esses cancelamentos seguirão existindo pelos próximos meses. Isso quer dizer, portanto, que ninguém está garantido nos próximos meses dos pagamentos do Auxílio Brasil. Pelo menos essa é a ideia.
O Governo Federal, aliás, já anunciou que vai fazer análises constantes nas contas dos milhões de brasileiros que farão parte do programa em questão. É o que se sabe até aqui. Então qualquer pessoa que não atenda a todas as regras do projeto poderão passar pelos bloqueios.
O Auxílio Brasil
O Auxílio Brasil começou a fazer os seus pagamentos ainda no último mês de novembro. Neste primeiro momento, o Governo Federal não conseguiu cumprir a sua promessa de fazer os repasses turbinados. E o próprio Palácio do Planalto reconhece isso.
O programa em questão está pagando neste momento uma média de R$ 217 para 14,5 milhões de brasileiros. Mesmo diante da proximidade da segunda rodada de repasses, muitas perguntas ainda seguem sem respostas. E ainda não há previsão para essas soluções.