A promessa inicial era de que os novos cartões do Auxílio Brasil estariam nas mãos de todos os novos usuários do programa até no máximo 20 dias depois do recebimento da carta de confirmação de entrada no projeto. Entretanto, não foi o que aconteceu na prática para essas pessoas até o momento.
De acordo com dados do próprio Ministério da Cidadania, pouco mais de 3,5 milhões de brasileiros entraram para o Auxílio Brasil desde o início deste ano de 2022. A proposta inicial do Governo Federal era entregar os novos cartões do programa para todas essas pessoas, mas isso não aconteceu até aqui.
O Governo Federal argumenta que os novos cartões ainda estão em processo de produção. Dessa forma, não dá para saber ainda quando eles chegarão nas mãos dos usuários. Segundo informações de bastidores, o mais provável mesmo é que ele não seja entregue neste mês de abril.
O calendário oficial de pagamentos aponta que a sexta rodada de repasses do Auxílio Brasil deverá ter início em menos de duas semanas. Dentro do Ministério da Cidadania, existe a ideia de que não há tempo hábil para a realização das entregas até o início das liberações de abril. Mas ainda será preciso esperar para que alguma confirmação seja feita.
Ao entrar no Auxílio Brasil este ano, os novos usuários receberam duas cartas de confirmação. Uma delas explicava as regras do programa. A outra dizia que o novo cartão chegaria em, no máximo, 20 dias. O texto diz ainda que caso o dispositivo não chegasse, o usuário precisaria realizar uma reclamação em uma agência da Caixa.
Qual o endereço?
Segundo informações do próprio Ministério da Cidadania, a proposta do Governo Federal é enviar os cartões novos para o endereço que está registrado oficialmente na conta dos usuários no Cadúnico.
Quem não está com o endereço atualizado nesta lista e acabou alterando o local de residência, precisa realizar a alteração o quanto antes. Isso porque, quando o dispositivo estiver pronto, o Governo o enviará para o local do registro.
Para confirmar qual é o endereço que está registrado no Cadúnico, não é preciso sair de casa. Segundo o próprio Ministério da Cidadania, é possível realizar a consulta através do app do Cadúnico, usando apenas o número do CPF.
Cartão do Auxílio Brasil
Não ter o cartão do Auxílio Brasil não significa dizer que o cidadão não pode mexer no dinheiro do programa. O Governo Federal explica que o usuário pode movimentar a quantia de outras formas sem maiores complicações.
Uma possibilidade, por exemplo, é usar o app oficial do Caixa Tem. Segundo o Ministério, o cidadão pode utilizar a aplicação para realizar uma série de atividades como pagamentos de contas e até transferências via pix.
O cidadão também pode usar o mesmo Caixa Tem para sacar o dinheiro em espécie. Para tanto, basta gerar um código de saque. Dessa forma, ele pode usar a sequência numérica em um caixa eletrônico e retirar a quantia.