A parcela de maio do Auxílio Brasil começou nos últimos dias. O cronograma de pagamentos começou na quarta (18) e, até o momento, três grupos já podem receber os valores do programa: os beneficiários com NIS final 1, 2 e 3.
De acordo com informações oficiais do Ministério da Cidadania, mais de R$ 7,3 bilhões vão ser pagos a 18,1 milhões de famílias neste mês de maio. Desse total de cidadãos, a maior parte é da região Nordeste.
Caixa Tem com problemas no acesso? Saiba como resolver
Veja, a seguir, a divisão dos beneficiários entre as regiões do país:
- Nordeste: 8,5 milhões de famílias
- Sudeste: 5,2 milhões de famílias
- Norte: 2,1 milhões de famílias
- Sul: 1,2 milhão de famílias
- Centro-Oeste: 937 mil de famílias
Calendário de pagamentos do Auxílio Brasil
Os pagamentos do Auxílio Brasil já foram efetuados para os beneficiários com NIS final 1, 2 e 3. A seguir, confira os próximos pagamentos do mês de maio:
- 23 de maio – depósito para beneficiários com NIS final 4;
- 24 de maio – depósito para beneficiários com NIS final 5;
- 25 de maio – depósito para beneficiários com NIS final 6;
- 26 de maio – depósito para beneficiários com NIS final 7;
- 27 de maio – depósito para beneficiários com NIS final 8;
- 30 de maio – depósito para beneficiários com NIS final 9;
- 31 de maio – depósito para beneficiários com NIS final 0.
WhatsApp: Nova função te deixará ‘invisível’ ao sair de um grupo
Empréstimo consignado para o Auxílio Brasil
Mesmo com os atrasos em torno da liberação do empréstimo consignado do Auxílio Brasil, o Governo está confiante na possibilidade de realizar a liberação ainda neste primeiro semestre. Neste momento, a MP do crédito já está em vigor. Resta apenas a regulamentação das regras por parte do Ministério da Cidadania.
A pasta estaria aguardando apenas a sanção do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao texto da Medida Provisória (MP) do Auxílio Brasil. O documento prevê que os repasses do programa social serão permanentemente de R$ 400, ou seja, independente de qualquer situação, eles não poderão ser mais baixos para nenhum cidadão.
Caso a sanção se confirme, o Ministério da Cidadania poderia usar os dados para a regulamentação do consignado. Entre outros pontos, a pasta não definiu oficialmente qual será a taxa de juros do crédito, por exemplo. Assim, as pessoas que fazem parte do programa social não podem realizar a solicitação ainda.
O Governo tem pressa em anunciar o consignado ainda no primeiro semestre para tentar fugir dos olhos da justiça eleitoral. A avaliação dentro do Palácio do Planalto é de que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) poderia proibir a liberação do crédito caso considere que se trata de uma campanha política antecipada.
Assim, o Governo Federal trabalha com a meta de apresentar o tema ainda no primeiro semestre, para não realizar as liberações em uma data mais próxima das eleições. O pleito presidencial deve acontecer no próximo mês de novembro e o presidente Jair Bolsonaro deverá tentar buscar a reeleição este ano.
Saque triplo do PIS/Pasep é liberado pela Caixa em maio; veja como receber