Autoras fundamentais da literatura brasileira

O mercado editorial nacional durante muitos anos foi dominado por homens de classe média, e esse ainda continua sendo a realidade dessa área que possui apenas 2% de atores não brancos. Porém, nos últimos anos esse padrão tem sido desconstruído e outros autores e autoras consagrados têm ganhado espaço. A mudança desse cenário contribui para o aumento da representatividade de autoras negras na literatura brasileira.

Sendo assim, veja agora algumas das autoras indispensáveis da literatura brasileira que, inclusive, têm suas obras cobradas em alguns dos vestibulares mais importantes do país.

Carolina Maria de Jesus

Em primeiro lugar, apresentamos uma das primeiras autoras negras do Brasil, Carolina Maria de Jesus. Carolina foi uma mulher negra e moradora da periferia de São Paulo. Desse modo, ela passou sua vida trabalhando como catadora de papel para sustentar seus filhos. Assim, suas obras direcionaram a temas como discriminação, desigualdade e as dificuldades de uma mulher negra. Alguns de seus livros fora: Quarto de despejo, de 1960, Casa de alvenaria, de 1961, e Pedaços de fome, de 1963.

Stela do Patrocínio

Stela foi uma grande poetisa brasileira que viveu no Rio (RJ) nos anos 90. Quando jovem, trabalhou como empregada doméstica e foi nessa fase ainda que recebeu o diagnóstico de esquizofrenia. Durante um período da sua vida, morou em casas de internação e por não ser alfabetizada recitava os poemas que escrevia. Alguns desses poemas tiveram exposição no Museu do Paço Imperial, também no Rio de Janeiro.

Conceição Evaristo

Por fim, trazemos Conceição Evaristo. Doutora em literatura comparada e personagem ativa no movimento negro, Maria Conceição Evaristo de Brito é também escritora. Com a primeira obra publicada em 1990, atualmente seus textos já chegaram a países como Inglaterra e Alemanha. Além disso, são muito estudados por pesquisadores brasileiros. Alguns de seus livros mais famosos são Olhos D’água, de 2014 e Becos da Memória, de 2016.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.