Autoconhecimento no trabalho - Como conquistá-lo? - Notícias Concursos

Autoconhecimento no trabalho – Como conquistá-lo?

autoconhecimento no trabalho é tão importante quanto em qualquer outra área de nossas vidas. Por meio dele nós conseguimos entender melhor os nossos sonhos, aprendemos sobre os nossos limites e descobrimos caminhos promissores para o futuro.

Mas, por onde começar esse autoconhecimento? O que se questionar? O que analisar? São tantas dúvidas… E como são tantas, elencamos as principais neste texto, com o intuito de lhe ajudar. Confira!

Dicas de autoconhecimento no trabalho

Abaixo listamos 7 questionamentos que podem ajudar você a iniciar o seu autoconhecimento no trabalho.

Lembre-se de que você também pode incluir outros questionamentos que lhe auxiliem nessa sua “conversa consigo mesmo”, ok? Apenas use o nosso roteiro abaixo como um direcionamento inicial.

Dito isso, vamos às perguntas! Boa reflexão. 😉

1. Onde eu estou hoje? Estou feliz/satisfeito?

Comece pensando sobre o seu local de trabalho hoje. Onde você está trabalhando? Quais são as suas demandas diárias? Quais as obrigações?

Além de conhecer exatamente tudo o que deve ser feito, procure analisar se você está feliz ou infeliz no seu trabalho: As suas demandas diárias lhe satisfazem? Você se sente realizado? Ou não?

2. Quais são os meus maiores sonhos profissionais?

Depois de fazer aquele check-up da sua situação atual, procure analisar quais são os seus maiores sonhos profissionais. Aonde você almeja chegar? Qual seria o cargo dos “sonhos”? Pense sobre isso e vá colocando tudo no papel.

3. O que eu já tenho para atingir meus sonhos?

Em cima do mapeamento anterior, comece a analisar e a questionar a si mesmo com relação aos atributos que você já tem para atingir os seus sonhos.

Aquele cargo que você almeja precisa de quais habilidades profissionais? E quais você já possui? Analise e, novamente, coloque no papel.

4. O que eu devo desenvolver para alcançar meus sonhos?

Além de reconhecer o que você já possui de suporte para alcançar os seus objetivos, procure saber o que você precisa desenvolver.

O que deve ser aprendido? Como deve ser aprendido? É difícil? Demorado? Rápido? Vá respondendo às perguntas e analisando o seu cenário atual.

5. O que eu já estou desenvolvendo?

Considerando os apontamentos acima, descubra quais habilidades você já está desenvolvendo, mas talvez nem tenha se dado conta.

Vamos supor que você almeja um cargo de liderança, e nos últimos tempos tem lido livros e escutado podcasts sobre o tema, sem grandes planos. Podemos dizer, aqui, que você já começou a desenvolver a sua comunicação como líder, por exemplo.

6. Quais são os meus limites?

Entenda quais são os seus limites, em diversos sentidos. Limites de trabalhos, metas, planos, aprendizagem, descoberta, carga de serviço, enfim! Quanto mais você for ciente dos seus limites, melhor para si mesmo.

7. Quais as minhas maiores forças e fraquezas?

Por fim, descubra, por meio do autoconhecimento no trabalho, quais as suas maiores forças e fraquezas no seu trabalho atual. E tente pensar em formas de se desenvolver com relação ao que você almeja para o seu futuro.

Tudo isso poderá lhe ajudar a se tornar um profissional cada vez mais realizado!

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