Aumento do Bolsa Família ainda não está oficialmente confirmado

Aumento do Bolsa Família ainda não está oficialmente confirmado

Embora Governo diga que situação está se encaminhando, o fato é que o aumento do Bolsa Família ainda não está confirmado

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, saiu de uma reunião nesta semana com a confiança em alta sobre o novo Bolsa Família. Ele disse, entre outras coisas, que está ciente de que o Congresso Nacional vai ajudar o Governo Federal neste aumento do programa. No entanto, o fato é que neste momento nada está confirmado ainda.

O que o Palácio do Planalto sabe neste momento é que os pagamentos do Bolsa Família turbinado estão confirmados para este ano. Afinal, o Governo Federal apostou no aumento de impostos e nas sobras do programa em 2021. No entanto, o problema está ficando mesmo para o próximo ano.

O que se sabe é que o Governo precisa muito do Congresso Nacional neste momento. É por lá que está a Medida Provisória (MP) do programa em questão. Além disso, deputados e senadores ainda estão discutindo a PEC dos precatórios e a Reforma do Imposto de Renda. Todos esses documentos são importantes para o Bolsa Família.

Há algumas semanas, o Governo Federal chegou a enviar a proposta de orçamento para o ano de 2022. E vale lembrar que esse documento não mostra nenhum tipo de aumento para o Bolsa Família. E assim que esse papel está até hoje. Então agora, pelo menos até a publicação deste artigo, dá para dizer que a elevação do programa para 2022 ainda não está oficialmente confirmada.

É lógico que essa situação pode mudar. O Governo poderá fazer alterações em seu plano de orçamento para o próximo ano. Analistas, no entanto, chamam atenção para a demora na aprovação desses projetos. Em tese, faltam menos de três meses para o ano de 2022.

Prazo eleitoral

Há uma informação importante em toda essa questão. O Governo precisa deixar tudo isso pronto até, no máximo, o final deste ano. Isso porque existe uma lei eleitoral que impede que eles criem projetos como esse em ano de eleições, que é justamente o caso de 2022.

Além disso, também é no final deste ano que acaba a validade da Medida Provisória (MP) do novo Bolsa Família. Vale lembrar que o Presidente Jair Bolsonaro foi pessoalmente entregar esse texto nas mãos do Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

De acordo com as informações oficiais do próprio Congresso Nacional, o texto em questão já tem mais de 460 emendas propostas de emendas. A grande maioria delas fala justamente sobre a questão do aumento do valor do programa,. É portanto a informação que ainda não tem no texto em questão.

Novo Bolsa Família

Segundo o Presidente Jair Bolsonaro, a ideia do Governo Federal segue sendo a mesma. Eles querem começar os pagamentos do novo Bolsa Família no próximo mês de novembro. O objetivo também não mudou. Eles querem aumentar o tamanho do benefício.

Hoje, de acordo com o Ministério da Cidadania, algo em torno de 14 milhões de pessoas recebem o Bolsa Família no Brasil. Eles pegam valores médios mensais de R$ 189. Obviamente isso varia muito a depender dos indivíduos que estão pegando o dinheiro.

De qualquer forma, o Governo quer elevar a quantidade de usuários para algo em torno de 17 milhões. Além disso, eles querem subir os valores médios de pagamentos para R$ 300. No entanto, como dito, oficialmente nada disso ainda está oficialmente confirmado para 2022.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?