Aumentam as vagas para recém formados e estudantes em 2021, veja

A reta final da graduação gera muitas expectativas nos estudantes, sendo muito comum o surgimento de várias dúvidas nos recém-formados e alunos. 

Um dos maiores desejos de quem está começando a jornada no mercado de trabalho é conseguir um estágio enquanto ainda está estudando, fator muitas vezes obrigatório para completar a carga horária do curso, ou conseguir um emprego após a formatura. 

Em decorrência da crise econômica oriunda da pandemia do novo coronavírus, esse período se tornou ainda mais preocupante. 

Segundo dados do IBGE, a taxa de desemprego no Brasil era 13,9% no final de 2020, sendo que 29,8% dos jovens entre 18 e 24 anos, inclusive recém-formados, estavam desempregados. 

No entanto, com o avanço da vacinação no Brasil, o mercado começa a dar sinais de melhora e segundo o site de empregos Indeed, houve um aumento de 23% de novas postagens de vagas para estágios, trainees e recém formados. 

Esses números servem como um importante impulso para ajudar os jovens a encontrar empregos em um momento de retomada econômica. 

Para o diretor de vendas do Indeed, Felipe Calbucci, as organizações estão interessadas em oferecer oportunidades para recém-formados e estudantes por conta da atual situação do país. 

“As organizações têm focado em programas de estágio e trainee para o desenvolvimento de talentos para aumentar a retenção e, muitas vezes, para suprir a carência de profissionais qualificados que algumas delas enfrentam. Como a economia do Brasil está se recuperando após a crise da Covid-19, agora é o melhor momento para procurar aquele emprego dos sonhos, e é preciso estar preparado e tentar se destacar porque tem muita gente em busca de uma boa oportunidade também ”, diz Calbucci.

Mercado competitivo

Mesmo com o aumento de vagas, o mercado continua bastante exigente e concorrido, por isso construir um bom currículo é fundamental para chamar a atenção dos recrutadores. 

Para Calbucci, há alguns macetes importantes para montar seu currículo sem experiência.

 “Ao entrar no mercado de trabalho pela primeira vez e criar um currículo sem experiência de trabalho prévia, é preciso se concentrar em outros fatores que o ajudaram a desenvolver um conjunto de habilidades profissionais, compartilhar seus maiores pontos fortes e destacar sua formação”.

É fundamental que os estudantes e recém-formados tenham em mente alguns aspectos importantes que devem ser considerados na hora de montar seu primeiro currículo de trabalho.

É primordial revisar cuidadosamente tudo que foi escrito, ter atenção aos detalhes revisando devidamente o currículo em busca de erros de digitação, erros gramaticais e inconsistências. 

Além disso, os empregadores querem saber se você está orgulhoso de suas realizações e confiante em suas habilidades e se de fato você gosta da área de atuação do cargo. 

Ademais, ser objetivo é fundamental. Os recrutadores em grande parte possuem uma grande demanda de currículos e podem gastar alguns minutos no seu. Sendo assim, seu currículo deve ser poderoso e breve. 

E então, gostou da matéria? Compartilhe com quem precisa saber disso!

Não deixe de ler também – Auxílio: deputados pedem aumento no número de mães beneficiárias

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.