Português: Classe de palavras

Organiza em 10 grupos os estudos das palavras da Língua Portuguesa

As classes de palavras ou classes gramaticais organiza os estudos sobre as palavras da Língua Portuguesa em 10 grupos.

Esses grupos estudam a função de cada palavra da gramática no texto. São eles: adjetivo, advérbio, artigo, conjunção, interjeição, numeral, preposição, pronome, substantivo e verbo.

Esses grupos das classes de palavras ainda são divididos em 2 subgrupos: as classes de palavras variáveis (substantivo, adjetivo, numeral, pronome e verbo) que são as palavras que têm variação em gênero, grau ou número e as classes de palavras invariáveis (advérbio, preposição, conjunção e interjeição) que são as palavras que não têm variação.

 

Classificação das Classes de Palavras

Veja abaixo uma lista com a divisão de cada uma das 10 classes de palavras:

Adjetivos

Os adjetivos são as palavras que dão qualidade e/ou característica aos substantivos. São flexionados em:

– Número (simples ou composto/singular ou plural)

– Gênero (uniforme ou biforme)

– Grau (comparativo e superlativo)

 

Confira abaixo a explicação de cada flexão:

Tipos de Adjetivos

– Adjetivo simples: apresenta apenas um radical. Exemplos: bonito, magro, claro.

– Adjetivo composto: apresenta mais de um radical. Exemplos: preto-escuro, azul-marinho, rosa-claro.

– Adjetivo primitivo: dá origem a outros adjetivos. Exemplos: feliz, puro, bom.

– Adjetivo derivado: tem origem de substantivos ou verbos. Exemplos: infiel (substantivo – fiel), visível (verbo – ver), amáveis (substantivo – amor).

Número dos Adjetivos

Pode concordar com o substantivo que modifica. Exemplos: menino feio – meninos feios, livro grande – livros grandes, cadeira alta – cadeiras altas.

Nos que são definidos como compostos e que são formados por dois adjetivos, aplica-se o plural só na segunda palavra. Exemplo: olho castanho-escuro – olhos castanho-escuros. Já os que possuem um substantivo como segunda palavra não tem variação. Exemplo: cadeira vermelho-sangue – cadeiras vermelho-sangue.

Gênero dos Adjetivos

Pode ser uniforme apresentando apenas uma forma, tanto para o feminino, quanto para o masculino, exemplos: ruim, alegre, feliz ou pode ser biforme apresentando forma no feminino e no masculino, exemplos: chata-chato, gostosa-gostoso, linda-lindo.

Grau dos Adjetivos

É separado em duas classificações: adjetivo comparativo utilizado quando se compara qualidades e adjetivo superlativo utilizado para dar intensidade na oração.

 

– Exemplos de adjetivo comparativo:

– Comparativo de igualdade: O carro de Felipe é tão rápido quanto o carro de Henrique.

– Comparativo de inferioridade: O carro de Pedro é menos rápido que o de João.

– Comparativo de superioridade: O carro de João é mais rápido que o carro de Pedro.

 

– Exemplos de adjetivo superlativo:

– Superlativo absoluto: Júlia é belíssima.

– Superlativo relativo de superioridade: Paula é a mais bonita da academia.

– Superlativo relativo de inferioridade: Liza é a menos bonita da academia.

 

Adjetivos Pátrios

São os adjetivos utilizados quando se deseja exprimir a nacionalidade ou lugar de origem do sujeito na frase. Exemplo: paulista, paulistano, mineiro.

Locução adjetiva

É a junção de duas palavras para formar um adjetivo. Exemplo: amor de pai – amor paternal, festas de natal – festa natalina.

Advérbios

Os advérbios são as palavras que se conectam com verbas para exprimir as circunstâncias do tempo verbal da oração.

Elas podem ser de tempo (amanhã, depois), de dúvida (provavelmente, é possível), de lugar (aqui, perto), de intensidade (demais, muito), de negação (não, nunca), de afirmação (certamente, com certeza) ou de modo (bom, bem).

Artigos

Os artigos são as palavras utilizadas para definir o gênero, número e a forma da flexão do substantivo. Eles podem ser definidos (o, a, os, as) ou indefinidos (um, uma, uns, umas).

Conjunções

As conjunções são as palavras que têm como função principal conectar elementos para dar sentido dentro de uma oração.  Elas são divididas em coordenadas e subordinadas. As conjunções coordenadas podem ser adversativas, aditivas, alternativas, explicativas e conclusivas. E as conjunções subordinadas podem ser causais, comparativas, integrantes, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, temporais, finais e proporcionais.

Interjeições

As interjeições são as palavras que apresentam uma reação, um sentimento ou uma sensação. São classificadas de vinte e duas formas, entre elas estão advertência, afugentamento, agradecimento, alegria, alívio, ânimo, apelo, aplauso, chamamento, concordância, contrariedade, desculpa, desejo, despedida, dor, dúvida, entre outros.

Exemplos de interjeições: Opa! Ufa! Eca! Aff! Ai! Oba! Uhul!

Numerais

Os numerais são a classe de palavras utilizada para definir a quantidade dos objetos e pessoas dentro de uma oração. Os numerais que indicam uma sequência são chamados de ordinais (exemplos: primeiro/primeira, décimo/décima, vigésimo/vigésima) e os que indicam a forma mais comum dos números são chamados de cardinais (exemplos: 1, 5, 10 – um, cinco, dez).

Os numerais que apresentam a fração de alguma coisa são chamados de fracionários (exemplos: 1/2 – meio, 1/8 – um oitavo), os que apresentam a quantidade das coisas por meio de múltiplos, são chamados de multiplicativos (exemplos: dobro, triplo, quíntuplo) e ainda tem os que fazem referência a um conjunto de coisas que são chamados de coletivos (exemplos: dezena, trezena, milênio).

Preposições

As preposições são as palavras que criam uma conexão direta entre dois elementos presentes em uma oração. Elas podem ser definidas como essenciais (exemplos: entre, após, etc.) e acidentais (exemplos: afora, conforme, etc.)

Pronomes

Os pronomes são as palavras que definem a pessoa ligada ao substantivo. Eles podem ser separados em pessoais do caso reto, pessoais oblíquos não-reflexivos átonos, pessoais oblíquos não refletivos tônicos, interrogativos, possessivos, de tratamento, demonstrativos, relativos e indefinidos. Confira abaixo alguns exemplos:

– Pessoais do caso retos: eu, tu, ele…

– Pessoais oblíquos não-reflexivos átonos: te, lhe, lhes…

– Pessoais oblíquos não-reflexivos tônicos: ti, convosco, conosco…

– Interrogativos: quem, que, qual…

– Possessivos: teu, tua, sua…

– De tratamento: senhor, senhor, vossa majestade…

– Demonstrativos: este, estes, aquela, aquelas…

– Relativos: quantas, quantos, onde…

– Indefinidos: certo, tanto, quanto…

 

Substantivos

Os substantivos são as palavras que têm a função de nomear todos os seres em geral (objetos, lugares, conceitos, sentimentos, seres animados, seres inanimados, qualidades). Eles possuem flexão em gênero (masculino ou feminino), em número (singular ou plural) e em grau (aumentativo, diminutivo ou normal).

Eles são classificados em comum (mãe, pipa, cachorro), próprio (Alana, Europa, África), concreto (mesa, telefone, computador), abstrato (ódio, tristeza, preguiça), simples (caneta, papel, caderno), composto (bate-boca, tico-tico-segunda-feira), primitivo (peso, algodão, quilo), derivado (folhagem, livraria, gatinho) e coletivo (alcateia, elenco, bando).

Verbos

Os verbos são as palavras utilizadas para exprimir um estado, uma ação ou um fenômeno da natureza. Essas palavras variam em tempo ( presente, passado e futuro), modo (imperativo, indicativo e subjuntivo), pessoa (primeira, segunda e terceira), voz (ativa, reflexiva e passiva) e de número (singular ou plural).

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.