Neoliberalismo: Conheça as principais características

Muito se fala do neoliberalismo, mas você sabe realmente do que se trata? Bom, o próprio nome indica que se refere a um modelo de política e econômica – já falamos por aqui sobre o liberalismo, inclusive.

Esse sistema enfatiza o valor do capitalismo de livre mercado enquanto busca transferir o controle dos fatores econômicos do governo para o setor privado. Também incorpora as políticas de privatização, desregulamentação, globalização e livre comércio.

Principais características do neoliberalismo

  1. O neoliberalismo é um modelo de capitalismo de mercado livre que favorece uma grande redução nos gastos do governo, desregulamentação, globalização, livre comércio e privatização.
  2. Desde a década de 1980, o neoliberalismo tem sido associado às políticas econômicas “gotejantes” do presidente Ronald Reagan nos Estados Unidos e da primeira-ministra Margaret Thatcher no Reino Unido.
  3. O neoliberalismo foi criticado por limitar os serviços sociais, dar poder excessivo às corporações e exacerbar a desigualdade econômica.

Conceitos fundamentais

As políticas econômicas neoliberais enfatizam dois fundamentos do capitalismo: desregulamentação – a remoção do controle governamental sobre a indústria – e privatização – a transferência de propriedade, propriedade ou negócios do governo para o setor privado. Exemplos históricos de setores desregulamentados nos EUA incluem os setores de aviação civil, telecomunicações e transporte rodoviário. Exemplos de privatização incluem o sistema correcional na forma de prisões privadas com fins lucrativos e a construção do sistema de rodovias interestaduais.

Dito de forma mais simples, o neoliberalismo busca transferir a propriedade e o controle dos fatores econômicos do governo para o setor privado, e favorece a globalização e o capitalismo de mercado livre sobre os mercados fortemente regulamentados comuns nos estados comunistas e socialistas. Além disso, os neoliberais buscam aumentar a influência do setor privado na economia, alcançando profundas reduções nos gastos do governo.

Você também pode gostar:

Neoliberalismo: principais características

Na prática, os objetivos do neoliberalismo dependem em grande parte do governo. Desse modo, o neoliberalismo está realmente em desacordo com as políticas econômicas laissez-faire “sem intervenção” do liberalismo clássico. Ao contrário do liberalismo clássico, o neoliberalismo é altamente construtivista e exige forte intervenção do governo para implementar suas reformas de controle de mercado em toda a sociedade.

Desde os ensinamentos de Aristóteles, os cientistas políticos e sociais sabem que, especialmente nas democracias representativas, os valores do capitalismo neoliberal e do socialismo se cruzam.

Os capitalistas ricos, ao mesmo tempo que exigem que o governo não limite seu potencial de ganho, também exigem que o governo defenda sua riqueza. Ao mesmo tempo, os pobres exigirão que o governo implemente políticas para ajudá-los a obter uma parcela maior dessa riqueza.

E então, o que achou do artigo? Não deixe de estudar o tema, pois pode cair no vestibular, Enem ou então em concursos públicos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.