Atualidades: Pontos positivos e negativos da globalização

O tema é super debatido em questões de vestibulares e do ENEM. Portanto, vale a pena conhecer mais!

Você sabe o que significa globalização? Bom, vamos partir de um exemplo básico. Se você olhar a etiqueta de uma roupa sua, provavelmente verá que ela provém de um país diferente do qual vive.

Não apenas isso, antes de chegar ao seu guarda-roupa, esta peça pode muito bem ter sido feita com algodão chinês costurado por mãos tailandesas. Assim como embarcado em um cargueiro francês tripulado por espanhóis para chegar ao porto de Santos.

Por mais que esse intercâmbio internacional represente apenas um exemplo de globalização, trata-se de um processo que tem tudo a ver com esse conceito da geografia.

Aliás, esse tema aparece muito nas provas de vestibular e do ENEM, normalmente em questões de atualidades e ciências sociais de modo geral, assim como em citações na redação. Explore a seguir os pontos positivos e negativos da globalização.

A globalização é uma coisa boa?

Há um debate acalorado sobre os verdadeiros efeitos da globalização e se é realmente algo benéfico.

Conhecendo os aspectos positivos e negativos da globalização você pode decidir por si mesmo se é ou não o melhor para o nosso mundo. Além disso, poderá opinar melhor na hora de responder questões e criar dissertações.

Leia mais sobre esse conceito em um artigo direcionado – Geografia: Conceitos importantes sobre Globalização

Aspectos positivos

À medida que mais dinheiro chega a países em desenvolvimento, há uma chance maior para as pessoas desses países terem sucesso econômico e aumentar seu padrão de vida.

A competição global incentiva a criatividade e a inovação e mantém os preços das commodities / serviços sob controle.

Os países em desenvolvimento conseguem colher os benefícios da tecnologia atual sem passar por muitas das dores do crescimento associadas à globalização.

Os governos podem trabalhar melhor em conjunto para atingir objetivos comuns, agora que há uma vantagem na cooperação, uma capacidade aprimorada de interagir e coordenar e uma consciência global das questões.

Há maior acesso à cultura estrangeira na forma de filmes, música, comida, roupas e muito mais. Resumindo, o mundo tem mais opções.

Aspectos negativos

A terceirização, embora forneça empregos para uma população em um país, tira esses empregos de outro país, deixando muitos sem oportunidades. Daí então, começamos a perceber os efeitos negativos da globalização.

Embora diferentes culturas ao redor do mundo sejam capazes de interagir, elas começam a se fundir, e os contornos e a individualidade de cada uma começam a desaparecer.

Pode haver uma chance maior de disseminação de doenças em todo o mundo, bem como de espécies invasoras que podem ser devastadoras em ecossistemas não nativos.

Há pouca regulamentação internacional, um fato lamentável que pode ter consequências terríveis para a segurança das pessoas e do meio ambiente.

Grandes organizações orientadas para o Ocidente, como o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial, tornam mais fácil para um país em desenvolvimento obter um empréstimo.

No entanto, um enfoque ocidental é frequentemente aplicado a uma situação não ocidental, resultando em um progresso fracassado.

Leia outro artigo que pode ajudar em seus estudos – Geografia política: Evolução e principais campos de estudo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.