Liberalismo: Resumão sobre a esfera política e econômica

O liberalismo consiste em um pensamento político, social e econômico. Surgiu no continente europeu durante o século XVIII, e defendiam medidas contra o mercantilismo e a intervenção do Estado na economia. 

Desse modo, poderá ser tema de questões de vestibulares do Brasil todo, assim como do Enem. Sobretudo pelos intensos debates políticos atualmente em torno do assunto. Confira a seguir panorama geral!

Liberalismo – Esfera Política

Compreende-se como a base do liberalismo político, as ideias do filósofo inglês John Locke (1632 – 1794) importante figura do Iluminismo. 

Em seu livro “Segundo Tratado do Governo Civil” ele defende que todo cidadão tenha o direito de liberdade, propriedade privada e a luta contra governos autoritários. 

Dentre outros ideais, John Locke, defendia a troca do absolutismo por um pacto entre governadores, defendendo que as bases deveriam formar um conjunto de leis escritas, ou seja, a constituição. 

Liberalismo – Esfera Econômica

O liberalismo econômico ganhou destaque sob a ótica do economista Adam Smith (1723 – 1790). Smith defendia que a divisão do trabalho era um ponto essencial para o crescimento da produção e do mercado. 

A livre concorrência se mostra um ponto crucial do modelo, pois força o empresário a investir na produção. Isto é, avanço em novas técnicas, aumento da qualidade do produto e a busca pela redução de custos de produção. 

Todos esses fatores corroboram com a lei da oferta e demanda, proporcionando o crescimento econômico e o desenvolvimento de todos. 

Além do mais, outro representante do liberalismo foi o economista David Ricardo (1772 – 1823) que em sua obra “Princípios de Economia Política e Tributação”, Ricardo cria a teoria do valor do trabalho. 

Através dela, ele defendia a lei dos salários, onde explica que o esforço do trabalho deveria se recompensar com ao menos o mínimo para subsistência do trabalhador. 

Ademais, o liberalismo sempre foi contrário ao Mercantilismo e em decorrência da Revolução Industrial, ganha espaço, sobretudo no século XIX; 

Com a ascensão capitalista, o Liberalismo assume diversas frentes, sendo valorizadas distintamente em cada país.

E então, gostou de conhecer melhor sobre o liberalismo?

Não deixe de ler também – Comunismo x socialismo: Entenda de vez as diferenças entre os dois sistemas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.