Atualidades: Entenda a problemática dos aterros sanitários

O tema, uma pedra no sapato dos governos, é sempre abordado no ENEM e demais vestibulares do país

Aterros sanitários consistem em locais de despejo de resíduos sólidos descartados pelos seres humanos.

O melhor manejo do lixo surge como tema constantemente no debate público, assim como em provas do ENEM e vestibulares de todo o Brasil. Por isso vale a pena conhecer mais a fundo como ele ocorre e demais particularidades.

Entenda melhor essa problemática para se manter atualizado.

Chorume nos aterros sanitários

O chorume é caracterizado por liberar (CH4), ser um líquido escuro, apegadiço e malcheiroso. Além disso, o CH4 é um dos principais gases do efeito estufa, conseguindo ser mais prejudicial para o aquecimento global que o CO2.

Os sistemas aplicados nos aterros sanitários viabilizam o captamento do chorume e dos gases que são liberados pelo lixo, visto que são resíduos tóxicos, que contaminam o solo, o ar e a água.

Desta forma, a captação de CH4 – Gás Metano, vem sendo usada para produção de biogás, que é um biocombustível, produzido através de materiais orgânicos, tornando-se uma fonte alternativa de energia renovável.

O biogás é obtido através de uma ferramenta chamada “biodigestor anaeróbico” em que os aterros sanitários conseguem a captação dos gases pela fermentação e decomposição do lixo orgânico.

Estrutura e sistema dos aterros sanitários

O aterro sanitário deve ser construído longe dos centros urbanos e possuir uma grande extensão de terra.

Em suma, devem ser cercados por vegetação nativa e/ou áreas verdes. Além disso, algumas cidades determinam que o aterro deve ter 50 metros de largura com vegetação para evitar o despejo de lixo clandestino.

Para construir o aterro sanitário, deve-se seguir algumas medidas como:

Fazer um grande buraco no solo, respeitando dois metros de distância para o lençol freático.

Deve ser feita uma espécie de “manta” de polietileno, coberta com uma camada de pedras pequenas. (Cobertura feita para a passagem dos líquidos e gases liberados pelos materiais orgânicos).

Instalação de calhas e tubos por onde serão transportados os gases – Alguns liberados e outros liberados na atmosfera

A saber, os aterros sanitários possuem uma quantidade limite de lixo, não podendo exceder.  Desta forma, o aterro deverá encerrar o funcionamento no local quando atingi-lo.

Vantagens e Desvantagens

A saber, os aterros sanitários apresentam vantagens e desvantagens, os quais pesam na hora de avaliar se consiste em um planejamento adequado para as cidades brasileiras.

Vantagens

  • Diminuição no impacto ambiental
  • Redução de gás metano (CH4) na atmosfera
  • Uso dos gases como energia renovável
  • Energia aplicada em motores a gás

Desvantagens

  • Construção que demanda grandes extensões de terras
  • Limite de camada de lixo
  • Transmissão de doenças
  • Alto custo para construção e manutenção

Impactos ambientais  por não serem totalmente eficazes (Vazamento de gases e líquidos, contaminação do solo e lençóis freáticos, entre outros).

Aterro sanitário, lixão e aterro controlado diferenças

O Brasil, a saber, possui outras fontes de recebimento de lixo, a principal delas é o lixão. E por isso, vale abordar as características de cada uma.

Lixão: É um espaço aberto, destinado ao local final do lixo, sem possuir nenhum tipo de estação de lixo, apenas o despejo. É um grande proliferador de doenças, sobretudo pela presença de insetos, moscas, vermes, ratos, etc.

Aterro sanitário: Espaços destinados ao descarte do lixo, porém com a realização de tratamento, a fim de diminuir os impactos ao meio ambiente.

Aterro controlado: É um espaço que fica no meio termo entre lixão e aterro sanitário. Há um controle para chorume e gases, entretanto, não chega a um nível avançado como ocorre no aterro sanitário.


E então, nosso artigo conseguiu tirar suas dúvidas sobre os aterros sanitários?

Não deixe de vislumbrar outros temas urbanos para ir bem em questões de geografia, sociologia e atualidades de suas provas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.