Atualidades: Entenda o que é sensibilidade climática

Sensibilidade climática é o termo usado por cientistas para expressar a relação entre as emissões de dióxido de carbono (CO2) causadas pelo homem e outros gases de efeito estufa, e como isso afetará as mudanças de temperatura na Terra.

Esta área se concentra especificamente em quanto a temperatura da Terra aumentará com a duplicação dos gases de efeito estufa depois que várias forças planetárias reagiram a esses aumentos e se estabeleceram em uma “nova normalidade”.

Sensibilidade ao clima é o termo usado pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), a agência da ONU encarregada de fornecer “avaliações científicas regulares sobre as mudanças climáticas, suas implicações e potenciais riscos futuros.”

Ele coloca essa mudança em todo o planeta em uma frase simples para que os pesquisadores possam usá-la – e todas as suas implicações, feedbacks e variabilidades – como um atalho para o conjunto maior de ideias.

Os pesquisadores sabem com certeza que o ser humano não era responsável pela quantidade de carbono ou outros gases de efeito estufa na atmosfera antes de começarmos a queimá-los no início da indústria, que é considerada referência histórica.

A sensibilidade climática pode ser expressa como uma equação que leva em consideração a mudança média nas temperaturas da superfície da Terra, contabilizando a diferença entre a energia que entra e sai.

Usando essa equação, a sensibilidade climática pode ser calculada como 3 graus C – com a faixa de incerteza sendo de 2 a 4,5 graus, o que significa que é o que os modelos mais robustos indicam que será a mudança de temperatura se o CO2 dobrar.

Parâmetro de sensibilidade climática

O parâmetro de sensibilidade ao clima é uma equação usada para mostrar de onde vêm os números específicos e as previsões para o termo. Por causa das complexidades do sistema climático global, os cientistas não podem apenas prever o aquecimento futuro e seus efeitos com base no que aconteceu no passado.

Essas complexidades incluem ciclos de feedback que aceleram o aquecimento depois que certos benchmarks são passados; mudanças no uso da terra; e a influência da poluição do ar / material particulado pode ter nas mudanças climáticas de curto prazo.

E então, o que achou do artigo sobre sensibilidade climática?

Não deixe de ler também – Clima e biodiversidade: Entenda as diferenças entre os biomas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.