Atualidades: Saiba o que é o Desenvolvimento Sustentável

Tema atual e que faz parte de intensos debates, o desenvolvimento sustentável é um conceito de crescimento ambiental da sociedade, em conjunto com a evolução social e econômica. 

As medidas adotadas para que o desenvolvimento sustentável seja imposto, tem como principal objetivo, não acabar com os recursos para gerações futuras. 

Desenvolvimento sustentável poderá aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no ENEM, principalmente em questões sobre atualidades. Desse modo, vale a pena se inteirar sobre o tema.

Desenvolvimento Sustentável – Comissão Brundtland

Em 1983 a ONU convidou a médica norueguesa Gro Harlem Brundtland para comandar a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. 

Dessa maneira, formou-se a Comissão Brundtland que em 1987 publicou o relatório “Nosso Futuro Comum” trazendo o conceito do desenvolvimento sustentável para o discurso público, veja o que o documento diz:

“O desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que encontra as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades.”

“Um mundo onde a pobreza e a desigualdade são endêmicas estará sempre propenso à crises ecológicas, entre outras…O desenvolvimento sustentável requer que as sociedades atendam às necessidades humanas tanto pelo aumento do potencial produtivo como pela garantia de oportunidades iguais para todos.”

“Muitos de nós vivemos além dos recursos ecológicos, por exemplo, em nossos padrões de consumo de energia… No mínimo, o desenvolvimento sustentável não deve pôr em risco os sistemas naturais que sustentam a vida na Terra: a atmosfera, as águas, os solos e os seres vivos.”

“Na sua essência, o desenvolvimento sustentável é um processo de mudança no qual a exploração dos recursos, o direcionamento dos investimentos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e a mudança institucional estão em harmonia e reforçam o atual e futuro potencial para satisfazer as aspirações e necessidades humanas.”

Desenvolvimento Sustentável – Princípios

O desenvolvimento sustentável tem como princípios três pilares fundamentais, são eles:

  • Conservação ambiental
  • Desenvolvimento social 
  • Desenvolvimento econômico 

Os três juntos buscam tornar o mundo mais justo, igual e consciente, visando o benefício de todos hoje e no futuro. Pois, vale ressaltar que os recursos são limitados. 

Desenvolvimento Sustentável – Objetivos

Ao todo foram criados 17 objetivos de desenvolvimento sustentável em 2015 nomeados como ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Através dele as políticas nacionais, assim como atividades de cooperação internacionais deverão ser pautadas até 2030. 

No Brasil, após criados os ODS, criou-se a Agenda Pós-2015, para conduzir as atividades a serem feitas. Veja todos os objetivos:

  1. Erradicar a pobreza
  2. Erradicar a fome
  3. Saúde de qualidade
  4. Educação de qualidade
  5. Igualdade de gênero
  6. Água potável e saneamento
  7. Energias renováveis e acessíveis
  8. Trabalho digno e crescimento econômico
  9. Indústrias, inovação e infraestruturas
  10. Redução das desigualdades
  11. Cidades e comunidades sustentáveis
  12. Consumo e produção responsáveis
  13. Ação contra a mudança global do clima
  14. Vida na água
  15. Vida terrestre
  16. Paz, justiça e instituições eficazes
  17. Parcerias e meios de implementação

Práticas sustentáveis

Toda e qualquer sociedade que busca o desenvolvimento sustentável, deverá tomar algumas ações e planejamentos para colher os frutos, podemos destacar:

  • Usar os recursos naturais com responsabilidade
  • Preservação do meio ambiente 
  • Consumo de maneira consciente 
  • Alertar a população através de programas e ações socioambientais 
  • Políticas que busquem o desenvolvimento sustentável
  • Reflorestamento
  • Reciclagem 
  • Utilização de fontes de energia renováveis 

E então, gostou de saber mais sobre desenvolvimento sustentável?

Não deixe de ler também – Atualidades: Problemas do descarte de lixo eletrônico no ambiente

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.