Atualidades: o apagão no Amapá

Confira um resumo!

Apagão no Amapá: um resumo sobre o evento

No dia 3 de novembro de 2020, um incêndio em um transformador de energia da Companhia de Eletricidade do Amapá causou o maior apagão já ocorrido no estado desde o verificado em 1999.

Dessa forma, é muito provável que vestibulares do estado do Amapá ou que a prova do ENEM abordem esse evento em suas questões de atualidades.

Assim, para que você se prepare de forma adequada, o artigo de hoje trouxe um resumo sobre o evento.

Apagão no Amapá: introdução

O apagão e a consequente falta de energia castigou treze dos dezesseis municípios do estado, não poupando a capital do estado: Macapá.

No início, um raio que supostamente teria caído durante uma tempestade foi considerado como causa do incêndio. Porém, depois de uma investigação detalhada sobre o ocorrido, essa ideia foi descartada e constatou-se que a falta de manutenção adequada nos equipamentos seria a causa principal do problema.

Apagão no Amapá: características

No dia 7 de novembro de 2020, a energia começou a ser restabelecida gradativamente no estado do Amapá. Porém, devemos destacar que, antes disso, um sistema de rodízio no fornecimento foi estabelecido, com sérios prejuízos para a população, para o comércio, para o sistema bancário e para outros que dependiam da energia.

Em 17 de novembro, um segundo apagão ocorreu, mas foi totalmente solucionado na madrugada do dia 18 de novembro.

A energia só foi restituída em sua plenitude no dia 24 de novembro de 2020, com o fim dos rodízios e do racionamento.

Apagão no Amapá: água e saneamento

Sem energia elétrica, a falta de água também começou a acontecer no estado, além de problemas básicos no saneamento do estado. Dentre esses, podemos citar um surto de disenteria que começou a ser reportado pelos hospitais da região. Os profissionais constataram que os alimentos estavam sofrendo deterioração devido à falta de refrigeração adequada e que, uma vez consumidos desta forma pela população, estavam causando o problema, principalmente em crianças.

Apagão no Amapá: outras consequências

Ainda, o apagão provocou também outras consequências para o estado do Amapá. Faltou internet, os serviços de telefone foram interrompidos e, além disso, postos de gasolina viram as suas bombas pararem de funcionar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.