Atualidades: Livros que abordam os Direitos dos Animais

Um dos temas muito discutidos entre ambientalistas, governos e pessoas do mundo é o respeito aos animais, ou seja, como a humanidade deve tratar do assunto e melhorar a situação de milhares de espécies. 

A pauta da defesa dos animais é importantíssima devido aos perigos que envolvem o desequilíbrio do meio ambiente, assim como financiam a rede de tráfico de animais. 

A saber, milhares de espécies dos mais variados tipos de animais entraram em extinção nas últimas décadas , justamente por conta da interferência do homem na natureza. 

O assunto é atual e por isso poderá aparecer em provas de vestibulares, concursos da área ambiental, assim como no Enem “Exame Nacional do Ensino Médio” por isso fique ligado nesse tema, acompanhe o artigo e conheça as dicas. 

Direitos dos Animais: Dicas de livros

Selecionamos algumas dicas de livros sobre o tema, respeito aos animais. O assunto poderá surgir em avaliações futuras e por isso, vale ficar ligado nesses filmes, veja!

A Vida dos Animais

O livro do escritor J.M. Coetzee narra de maneira inquietante a relação entre os homens e os animais. A história é protagonizada pela escritora, Elizabeth Costello, preparando-se para diversas conferências sobre o trato com os animais. 

Em uma trama bem feita entre a ficção e a realidade, teoria e prática cotidiana, o autor também busca despertar no leitor questionamentos sobre a vida e a razão.

A conversa polêmica com Elizabeth Costello tem-se uma analogia entre o abate do gado bovino e o terrível Holocausto nazista. 

O Dilema do Onívoro

A história começa na prateleira de um supermercado, ou seja, o estágio final da nossa cadeia alimentar. Por isso ela foi o ponto de partida escolhido pelo autor Michael Pollan. 

No livro, o leitor encontrará o caminho inverso, reconstruindo o caminho dos alimentos, desde o momento que ele chega a nossa mesa, até a sua origem. 

O autor procura explorar todas as implicações éticas e ecológicas, econômicas e políticas que envolvem a produção e o consumo dos alimentos. 

O Último Teste

O livro aborda o pedido de ajuda do Dr. Décio Sucla ao amigo Fausto um filósofo defensor dos Direitos dos Animais. 

O doutor Décio busca comprovar sua inocência em um incêndio criminoso que aconteceu em um laboratório concorrente.

Diversos acontecimentos desenrolam uma trama que aborda diversos assuntos como as pesquisas científicas, os ativistas defensores dos animais, interesses políticos e financeiros. 

Além disso, aborda-se contradições da relação entre humanos e seus semelhantes, sejam eles de sua espécie ou não. 

E então, gostou das dicas de livros sobre o respeito aos animais?

Não deixe de ler também – Documentários sobre práticas sustentáveis

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.