Atualidades: intolerância religiosa no Brasil

Tudo sobre o tema!

Intolerância religiosa no Brasil: confira um resumo sobre o tema

Casos de intolerância religiosa são, infelizmente, muito recorrentes no Brasil atual.

Dessa maneira, não é de se surpreender que o fenômeno seja abordado por temas de redação e questões de atualidade das maiores provas do país, como os vestibulares, os concursos e o ENEM.

Assim, para que você se prepare de maneira adequada, o artigo de hoje trouxe um resumo sobre a intolerância religiosa no Brasil. Confira!

Intolerância religiosa no Brasil: introdução

A intolerância religiosa no Brasil foi tema de redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) no ano de 2016. Porém, o fenômeno continua a existir, se destacando no cenário nacional devido ao aumento de casos reportados recentemente.

O que é intolerância religiosa?

O fenômeno da intolerância religiosa se caracteriza pela não aceitação por parte de uma pessoa ou por um grupo de uma crença ou religião de outra pessoa, de outro povo ou de outra nação

Gestos, palavras ou atos que demonstrem falta de respeito com determinadas crenças e religiões sinalizam atitudes de intolerância religiosa.  Ainda, devemos ressaltar que quanto maior é o aumento da diversidade de religiões, maior poderá ser a discriminação diante delas.

Intolerância religiosa no Brasil: situação brasileira

O Brasil é um Estado laico, no qual existe uma clara divisão entre Estado e Igreja: os dois órgãos devem operar separadamente e independentemente.

As religiões em nosso país são protegidas pela Constituição e as leis brasileiras proíbem qualquer tipo de intolerância religiosa. Porém, ainda assim, o fenômeno é muito recorrente nos dias atuais.

No Brasil, o problema da intolerância religiosa existe e foi oficialmente reconhecido como tal quando, em 2007, foi criado através de lei e estabelecido como o dia 27 de janeiro o “Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa”.

Intolerância religiosa no Brasil: casos mais comuns

Pesquisas realizadas recentemente indicam que, dentre as religiões que mais sofrem com a intolerância religiosa no brasil, estão aquelas conhecidas como afro-brasileiras, principalmente a Umbanda e o Candomblé.

Evidentemente, a intolerância religiosa deve ser combatida e evitada e, dentre os melhores caminhos para se evitar o confronto, podemos citar a prática da tolerância em relação ao próximo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.