Atualidades: 3 regiões que podem sofrer com guerras causadas por mudanças climáticas

A mudança climática é notória por sua influência no clima severo, causando incêndios florestais maiores, tempestades mais fortes e secas mais longas.

Mas esses desastres também podem desencadear efeitos dominó no solo, o que significa que as chamas iniciais, inundações e quebras de safra são apenas parte do perigo.

Assim que os climas e os ecossistemas começam a mudar, as sociedades humanas que dependem deles podem rapidamente entrar em crise.

Isso pode levar as pessoas a situações terríveis, como migrações em massa, confrontos por recursos e até guerras.

Alguns conflitos recentes já foram associados às mudanças climáticas, mas provavelmente são apenas a ponta do iceberg.

À medida que os desastres climáticos aumentam cada vez mais os recursos limitados em todo o mundo, muitas vezes aumentando os problemas sociais existentes, aqui estão algumas regiões que podem estar prestes a transbordar para a guerra.

África do Sul

Grande parte do sul da África é desesperadoramente pobre e as condições das mudanças climáticas podem levar Estados em dificuldades ao colapso.

Isso poderia criar uma situação insustentável de refugiados, resultando em conflito armado, visto que os povos realocados são oprimidos, seja por militares existentes ou por populações locais xenófobas.

A segurança alimentar na África Austral já é um problema devido a secas sem precedentes, que obrigaram os países a importar grandes quantidades de alimentos.

China Ocidental

O aumento das secas e ondas de calor agravará a desertificação e a escassez de água em muitas partes da China.

A China Ocidental, grande parte da qual já é deserta, também abriga as minorias étnicas mais voláteis do país, muitas delas uigures muçulmanas.

A província fronteiriça de Xinjiang tem 8,5 milhões de uigures e, de acordo com o Der Spiegel , “perde apenas para o Tibete como fonte de problemas para Pequim”

Ásia Central

Os já voláteis estados da Ásia Central experimentarão um aquecimento acima da média devido às mudanças climáticas.

À medida que as geleiras das montanhas continuam a derreter, os problemas de abastecimento de água provavelmente se combinam com os conflitos existentes sobre recursos energéticos e questões sociais para criar a possibilidade de violência generalizada.

Muitos desses ex-Estados soviéticos podem entrar em colapso, especialmente com o aumento das tensões provocadas pela guerra no Afeganistão e as aspirações cada vez mais precoces do Irã.

Mudanças climáticas sempre podem cair em vestibulares e no Enem. Além disso, é assunto recorrente em atualidades de concursos públicos. Portanto, estude sobre o tema!

Aproveite para ler também – 4 ilhas ameaçadas pelas mudanças climáticas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.