Economia

Atendimento do INSS: saiba quais são os serviços oferecidos

Na quarta-feira (2), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou os procedimentos para o atendimento presencial nas agências do próprio Instituto.

Se você não sabe como proceder para se informar ou resolver algo relacionado ao seguro do INSS, o Notícias Concursos traz a você os tipos de serviços oferecidos e qual o tipo de atendimento que você deve procurar.

 

Veja também: Atendimento presencial do INSS: entenda os procedimentos.

 

Atendimento do INSS simplificado

Como o nome mesmo já indica, esse atendimento é de baixa complexidade. Para ter acesso a ele, o interessado deve agendá-lo por meio de dois canais: a própria agência do INSS mais próxima ou a Central de atendimento 135.

Pesquise aqui as agências abertas durante a pandemia.

O agendamento para obter o serviço do “Atendimento Simplificado” é realizado para contemplar os seguintes casos:

  • Pensão Especial Vitalícia da pessoa portadora da Síndrome da Talidomida;
  • Pensão Mensal Vitalícia do Seringueiro e seus Dependentes;
  • Pensão Especial das Vítimas de Hemodiálise de Caruaru;
  • bloquear/desbloquear benefício para empréstimo consignado;
  • devolução de documentos;
  • alterar local ou forma de pagamento;
  • retificação de Comunicação de Acidente do Trabalho;
  • retirada de histórico de atendimento de chat ou Central 135;
  • orientações e Informações básicas sobre benefícios e serviços previdenciários; e
  • protocolo de requerimentos para pessoas sem acesso aos canais remotos.

Atendimento específico

Devido a sua alta complexidade, existem serviços que exigem um atendimento mais especializado. Tais serviços não estão disponíveis nos canais remotos e nem podem ser obtidos pelo agendamento específico. Para agendar o serviço “Atendimento Específico” o interessado deverá entrar em contato com a Central 135. Em casos excepcionais poderá se dirigir a uma das agências do INSS. Veja quais são esses casos que podem ser agendados nas agências:

  • Órgão mantenedor do benefício inválido impossibilitando a solicitação de serviços;
  • Inclusão de documentos ou relatórios alheios à análise;
  • Utilização de Número de Identificação do Trabalhador (NIT) de terceiro na conclusão da tarefa ou equívoco na atribuição do NIT do titular, dependente, instituidor ou representante legal;
  • Despacho conclusivo divergente da formatação no sistema de benefício;
    Encerramento da tarefa por erro de sistema;
  • Conclusão da tarefa com benefício não formatado;
  • Consulta à consignação administrativa;
  • Impossibilidade de informação ou de conclusão da solicitação pelos canais remotos ou quando a Central 135 não puder atender a demanda, observada a existência de roteiro quanto à orientação para que o operador direcione o interessado a comparecer à agência;
  • Ciência do cidadão referente à necessidade de inscrição no CadÚnico;
  • Solicitar a contestação de Nexo Técnico Epidemiológico (NTEP)